A capital catarinense aparece atrás apenas de São Paulo e se destaca pelo bom ensino A capital catarinense aparece atrás apenas de São Paulo e se destaca pelo bom ensino Foto: BETO WESTPHAL/DIVULGAÇÃO/JC

Florianópolis: destaque empreendedor

Endeavor fez um ranking dos 32 locais mais propícios para negócios do Brasil

A Endeavor divulgou, recentemente, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) e apontou uma praia como a segunda mais bem colocada. Florianópolis, com 8,324 pontos, aparece atrás apenas de São Paulo (8,493).
Foram comparados os ambientes de negócios de 32 cidades e feita uma análise de 60 indicadores distribuídos em sete pilares. São eles: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Capital Humano, Acesso a Capital, Inovação e Cultura Empreendedora.
Apesar do bom resultado, Florianópolis já liderou a primeira edição do ICE, em 2014. Em 2015, apareceu na segunda posição, praticamente empatada com São Paulo. Nesta terceira edição, a distância para a capital paulista no ranking aumentou.
Mesmo repetindo vários resultados estruturais das últimas edições, a cidade vem perdendo parte do seu fôlego, como no Índice de Inovação, em que agora é vice-líder.
"Ainda assim, continua sendo um exemplo de planejamento e da importância dos formuladores de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, institucional e social, em uma história que começou há mais de 30 anos, com foco intenso na formação de boas escolas e universidades", aponta a pesquisa. Outro dado refere-se aos índices de desemprego, que subiram todos os meses e fizeram com que o nível da poupança da população caísse 5,7% na média das cidades do estudo. Florianópolis foi a cidade que mais perdeu poupança, com uma queda de 15% nesses recursos. Nenhuma cidade conseguiu crescer sua poupança acima da inflação, de 10,7% do ano passado, medida pelo IPCA.
Desde a primeira edição, a capital catarinense ocupa a primeira posição no Índice Geral de Capital Humano, puxada especialmente por suas boas universidades e escolas. A nota do Enem é a mais alta entre todas as cidades, e mais de 50% dos universitários estão matriculados em cursos de alta qualidade, segundo o Inep (a média geral é 21%). Ainda assim, consegue manter salários abaixo da média das 32 cidades (e quase 20% abaixo da média se forem consideradas somente as do Sul e Sudeste). Veja os dados completos em ice2016.endeavor.org.br. 

NO RS

No Rio Grande do Sul, a pesquisa da Endeavour destaca as classificações de Porto Alegre e Caxias do Sul. A capital ficou em 7ª colocada. E o município da Serra aparece em 12º no cenário nacional. #parabéns 
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 0 )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio