Governo lança pacote para melhorar ambiente de negócios para empresas

Medidas que serão anunciadas hoje preveem criação de novo programa para recuperação de débitos fiscais

Por

Medidas incluem ações voltadas para a área da construção civil, afetada pela crise
O governo federal apresentará hoje um pacote de 17 medidas que serão adotadas pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central (BC) com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para os empresários. As medidas de estímulo econômico deverão incluir a possibilidade de que empresas usem parte de prejuízos acumulados em anos anteriores para liquidarem débitos fiscais, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Após participação em seminário em Brasília, o ministro declarou que a medida está sendo elaborada com a colaboração da Receita Federal.
Mais cedo, após almoço com senadores do PSDB, o ministro confirmou que a equipe econômica estuda flexibilizar o uso de parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de dívidas.
Segundo Meirelles, o governo ainda está levantando o impacto econômico da medida. Atualmente, as empresas usam parte dos prejuízos de anos anteriores para abater o pagamento de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, tributos que incidem sobre o lucro das empresas.
Com a medida, a possibilidade seria estendida ao pagamento de dívidas com a União, como ocorreu em parcelamentos especiais nos últimos anos.
Meirelles também sinalizou que, entre as medidas microeconômicas previstas, está a redução no prazo para comerciantes receberem compras pagas pelo cartão de crédito. No pacote ainda estão incluídas ações voltadas para a área da construção civil, setor que gera muitos empregos e foi atingido pela crise econômica. Além disso, deverão ser tomadas medidas para simplificação e desburocratização de processo de importação e exportação.

Liberação do Fundo de Garantia para brasileiros pagarem dívidas está em estudo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou que o governo estuda flexibilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo o uso de parte dos recursos para o pagamento de dívidas. Segundo Meirelles, a questão será definida hoje, antes do anúncio previsto de medidas de estímulo à economia.
"Estamos estudando, sim, a questão do FGTS, se é realmente justificável e quais os impactos econômicos de se permitir que o trabalhador use uma parcela para pagar dívidas de alto custo. Toda essa relação de medidas será discutida e decidida amanhã com o presidente da República. A mesma coisa em relação à regularização de débitos tributários", declarou, referindo-se à possibilidade de novo Refis, programa que facilita o pagamento de dívidas das empresas com o Fisco.
Meirelles falou a jornalistas após um almoço com a bancada do PSDB no Senado. Segundo o ministro, no encontro, houve a programação de um esquema de trabalho entre a equipe econômica e o partido da base aliada, prevendo "consultas e sugestões constantes". Para o ministro, a aprovação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos pelo Senado demonstrou que a agenda de reforma econômica continua forte apesar da crise política. A PEC vincula os gastos públicos à inflação do ano anterior por um período de 20 anos.
"Evidentemente (a crise) pode, de um lado, aumentar a incerteza. Mas, por outro, a aprovação da PEC mostra que a agenda continua forte, imperturbável e seguindo o cronograma. Hoje os mercados estavam relativamente calmos por causa da aprovação da PEC", afirmou Meirelles. O ministro também demonstrou confiança na aprovação da reforma da Previdência, enviada pelo governo ao Congresso este mês. Na avaliação dele, debater os termos propostos pelo governo é "legítimo". A reforma formatada pelo Planalto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e um tempo mínimo de contribuição de 25 anos.
"Esse tipo de reforma não se faz sem debate. Em dito isso, a avaliação que recebi dos senadores é que esse debate seguirá normalmente. O senso de responsabilidade dos congressistas em relação à situação do País e, principalmente, da insustentabilidade do presente ritmo dos gastos públicos é o que vai prevalecer neste momento", disse o ministro da Fazenda.

Câmara dos Deputados adia para 2017 criação da comissão da Reforma da Previdência

Após avaliar que não teria força para vencer a obstrução legislativa da oposição, os partidos aliados ao presidente Michel Temer fecharam acordo para adiar para fevereiro do próximo ano a criação de uma comissão especial que irá analisar na Câmara dos Deputados as propostas da Reforma da Previdência. Com isso, o governo deve conseguir aprovar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a chamada "admissibilidade" da proposta, que é o passo inicial da tramitação.
A intenção dos aliados de Temer era criar e instalar a comissão especial, o segundo passo da tramitação, ainda nesta semana. A comissão analisará o mérito da proposta e tem prazo de funcionamento, na teoria, entre 11 e 40 sessões. Os governistas queriam encerrar essa etapa em abril, mas isso só deve ocorrer, agora, em maio ou depois.
Apesar de ser numericamente inferior, os deputados da oposição tem à sua disposição mecanismos regimentais que atrasam a análise de propostas na Câmara, como a apresentação de vários requerimentos protelatórios. Cada um deles tem que ser votados e discutidos, o que em algumas situações demandam horas.
A oposição aceitou o acordo por considerar uma vitória o adiamento da proposta para depois do recesso parlamentar. Ela pretende alterar completamente o texto. A Reforma da Previdência é a segunda prioridade legislativa do governo de Michel Temer. A primeira, a emenda à Constituição que congela os gastos federais (PEC), foi aprovada definitivamente pelo Congresso na terça-feira passada.
Apesar de contar com apoio formal expressivo no Congresso Nacional, o presidente Michel Temer enfrenta rebeliões em sua base, principalmente nas propostas de alterações previdenciárias.
Em linhas gerais, a reforma estabelece idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, com ampliação do tempo de contribuição mínima e endurecimento das condições para elevação dos benefícios.