Conselho do Plano Diretor aprova projeto Cais Mauá

Processo segue agora para a homologação do prefeito José Fortunati

Por

Estudo de Viabilidade Urbanística ainda precisa ser homologado pelo prefeito; na primeira etapa das obras será feita a restauração dos armazéns
O projeto de revitalização do Cais Mauá avançou mais uma etapa. O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do empreendimento foi aprovado, por maioria, no Conselho Municipal do Plano Diretor de Porto Alegre. A decisão saiu na terça-feira à noite, depois de um mês de tramitação no colegiado. Agora, o texto segue para o prefeito José Fortunati (PDT).
O Conselho do Plano Diretor fez recomendações ao consórcio Cais Mauá do Brasil, vencedor da licitação. A principal é que seja incluído novamente no projeto o rebaixamento da avenida João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, formando uma grande esplanada verde, unindo o final da Rua da Praia à orla do Guaíba.
O consórcio não é obrigado a seguir a orientação. "Os técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo (Smurb) ainda vão analisar se é possível. Mas, de uma maneira geral, os empreendedores seguem as orientações do Conselho do Plano Diretor", observa o titular da Smurb, José Luiz Fernandes Cogo.
O secretário destaca que o projeto do Cais Mauá é de extrema importância para a cidade, aguardado há anos, e foi muito debatido pelo colegiado, com diversos esclarecimentos. Por isso, comemorou a aprovação da matéria após várias sessões no conselho.
A revitalização do Cais Mauá vai acontecer em três etapas. Na primeira, está prevista a restauração dos armazéns do Cais, uma área de 37 mil metros quadrados. A segunda fase é a construção de três torres, de 100 metros de altura, 90 metros e 50 metros, na área das docas. A terceira e última etapa é o shopping de 75 mil metros quadrados ao lado da Usina do Gasômetro.
O secretário de Urbanismo projeta que, após a homolagação do prefeito, a Smurb deve concluir a análise do projeto executivo - referente à restauração dos armazéns - até o final do ano, se o empreendedor entregar a documentação solicitada.

Investimento deveria ter saído há tempo, diz Marchezan

A transição do governo de José Fortunati (PDT) para o do futuro prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), começa na próxima semana. Na terça-feira, houve uma conversa inicial entre Marchezan e Fortunati. No encontro no Paço Municipal, começou a troca de informações - falaram de finanças do município a experiências pessoais. Por enquanto, o tucano é cauteloso ao projetar medidas na sua gestão. Mas comentou, em entrevista ao Jornal do Comércio, suas ideias sobre grandes projetos da cidade, como a revitalização do Cais Mauá e o Pontal do Estaleiro.
Jornal do Comércio - Os projetos do Cais Mauá e Pontal do Estaleiro passam por debates no Conselho do Plano Diretor. Qual é a sua avaliação?
Nelson Marchezan Júnior -
Porto Alegre perdeu a oportunidade, ali no Estaleiro, de ter feito investimentos há bastante tempo. Agora, temos um local utilizado para consumo de drogas, prostituição infantil... Trancou Porto Alegre muito tempo. A mesma coisa o Cais Mauá. Já poderia ter gerado investimentos, empregos, revitalizado o Centro a partir do Cais.
JC - Mas o projeto do Cais não é consenso. Há críticas ao modelo de shopping e torres.
Marchezan - Onde está a dúvida em pegar uma área nobre, com visão maravilhosa que a natureza nos deu, uma estrutura histórica que pode ser bonita?
JC - No caso do Estaleiro teve até plebiscito na cidade...
Marchezan - Desculpe, mas venderam mal... É um local inutilizado. Qual é o problema de uma obra lá? A cidade está caindo aos pedaços, serviços ruins, asfalto que não funciona, falta emprego, saúde, segurança. E a gente vai entrar em guerras ideológicas, porque eu sou contra empresário ganhar dinheiro? Empresário tem que trazer dinheiro para cá, gerar emprego. Vamos superar isso.
JC - Como pretende lidar com os questionamentos?
Marchezan - De forma objetiva, pragmática e racional. É o interesse público, não é o interesse ideológico, de um partido, ou um nicho que quer pegar uma bandeira. Isso é passado. Acabou. Interessa o que funciona.
JC - No Cais Mauá, se fala no rebaixamento da avenida João Goulart, formando uma esplanada da Rua da Praia até a orla.
Marchezan - Não conheço o projeto arquitetônico...
JC - O senhor é favorável que os projetos saiam do papel?
Marchezan - O mais rápido possível. Isso urge, as pessoas estão passando por dificuldades, o desemprego é gigantesco.
JC - O senhor falou muito em desburocratizar as licenças. Quanto tempo isso leva?
Marchezan - A ideia é reformular as secretarias, os processos internos e a estrutura jurídica de algumas áreas.