Vereadores protelam discussões polêmicas

Votação de proposta sobre a atuação de doulas foi adiada

Por

Jussara Cony quis adiar projeto sobre presença de doulas em partos
Dois projetos que causam discordâncias entre os vereadores da Capital estavam previstos para apreciação na tarde de segunda-feira, porém ambos tiveram suas votações adiadas. A primeira proposta, de Jussara Cony (PCdoB), obriga que maternidades e hospitais permitam a presença de doulas durante todo o período do trabalho de parto.
Outra matéria priorizada, de Marcelo Sgarbossa (PT), sobre o fechamento da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) para circulação de veículos, chegou a ter sua discussão iniciada, mas não foi votada.
O petista defendeu na tribuna sua proposta, que tramita desde 2013. Caso aprovado, o projeto proíbe o trânsito de carros na avenida aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 20h.
Segundo explicou Sgarbossa, atualmente, com as obras na orla do Guaíba, a medida já ocorre. "Isso já acontece há 10 meses, e as pessoas estão usufruindo." De acordo com o vereador, a passagem de carros no local aos fins de semana foi interrompida em 1989, na gestão de Olívio Dutra (PT).
Líder do governo, Reginaldo Pujol (DEM) recomendou a rejeição do projeto. Em todas as comissões que passou, a matéria teve negativa dos parlamentares, conseguindo um empate apenas na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), o que permitiu que a proposta continuasse a tramitar. Pujol ainda defendeu que a prefeitura já realiza providência similar. "Tudo o que está escrito no projeto já é permitido", afirmou Pujol. Após as falas, Sgarbossa pediu o adiamento da votação.
No período de grande expediente, vereadores alinhados com os candidatos à prefeitura no segundo turno defenderam suas alianças. Idenir Cechim (PMDB) criticou a postura de Nelson Marchezan (PSDB) de tentar se distanciar da atual gestão, que teve a participação de partidos de sua coligação. "Os aliados de Marchezan são responsáveis pelo governo, tanto pelos acertos como pelos erros", afirmou.
Kevin Krieger (PP), que coordena a campanha do tucano, tentou amenizar os ânimos e lembrou de avanços sociais tidos pela atual gestão.

Nas galerias, cidadão cobra mais honestidade dos políticos

Um homem que acompanhava a sessão nas galerias do Plenário Otávio Rocha na tarde desta segunda-feira cobrou mais honestidade dos políticos. Sem se dirigir a nenhum vereador especificamente, o cidadão discursava sobre casos de corrupção e operações como a Lava Jato. Ao reivindicar aos parlamentares suas responsabilidades com a população, seus gritos quase chegavam a ser mais altos do que a fala dos legisladores na tribuna. O cidadão foi acalmado por assessores do Legislativo e acompanhado pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), que observava a situação.