Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 27 de outubro de 2016. Atualizado às 22h03.

Jornal do Comércio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

literatura

Notícia da edição impressa de 28/10/2016. Alterada em 27/10 às 16h16min

62ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira

Feira do Livro começa nesta sexta-feira e segue até 15 de novembro

Feira do Livro começa nesta sexta-feira e segue até 15 de novembro


IVO GONÇALVES/DIVULGAÇÃO/JC
Novamente, a praça é da literatura. Começa nesta sexta-feira e segue até 15 de novembro a Feira do Livro de Porto Alegre, com mais de 100 barracas espalhadas pelo entorno. Paralelamente, debates, apresentações teatrais, sessões de cinema e workshops compõem o rol de atividades. Entre as atrações, segundo informações da Câmara Rio-Grandense do Livro, estão autores nacionais e internacionais.
Além da praça, a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre amplia sua programação por outros seis espaços próximos. Apesar dos desafios que 2016 traz - crise econômica, orçamento enxuto -, o evento não economizou em atividades. A escritora Cintia Moscovich é a patrona deste ano e promete comparecer todos dias à praça. 
Na programação para adultos estão autores de 12 países, que se somam a mais de uma centena de autores brasileiros, dividindo-se em oficinas, palestras, debates, mesas-redondas, encontros além, claro, de muitos autógrafos: neste ano, são mais de 700 sessões, com mais de 2 mil autores.
Entre as atrações internacionais estão a cubana Teresa Cárdenas, o peruano Jeremías Gamboa e Valter Hugo Mãe, de Angola. O escritor israelense David Grossman participa da feira em parceria com o Fronteiras do Pensamento. Ele fará uma conferência, neste domingo, às 11h, no Theatro São Pedro, comemorativa aos 10 anos do ciclo de palestras. Dos autores nacionais, destaque para Adriana Calcanhotto, Leandro Karnal, Daniel Galera e Carol Teixeira.
"A Feira do Livro de Porto Alegre tem espaço para a literatura de tradição, atualidade e tendências. Na Praça, é estimulada a formação de leitores, mas também de professores, bibliotecários e da comunidade em geral", explica Jussara Rodrigues, coordenadora da programação adulta.
Na programação infantil, bem antes da abertura da feira, alunos de escolas públicas já recebem escritores e são preparados para ir ao evento conversar com os autores, assistir a palestras e acompanhar uma infinidade de eventos voltados ao público infantil e juvenil.
São os mais jovens, por sinal, que dão vida à praça já nas primeiras horas do dia. Enquanto as bancas voltadas ao público em geral abrem às 12h30min, a programação para crianças e adolescentes tem início às 9h da manhã. Veja detalhes da programação em www.feiradolivro-poa.com.br.

Diálogos JC em pauta

Neste ano, o Jornal do Comércio levará à praça seu tradicional ciclo de debates Diálogos JC. Serão seis encontros, coordenados pelos editores Cristiano Vieira e Mauro Belo, discutindo temas como crise econômica, livros digitais, sebos, jovens escritores e os clubes de assinantes.
Os diálogos estão marcados para os dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro, sempre das 17h às 18h15min, na Tenda de Pasárgada, diante do Memorial do RS. Entre os convidados estão o editor Rodrigo Rosp (Dublinense), a escritora Júlia Dantas, o editor e ex-presidente da Câmara do Livro João Carneiro, mais Peter Dullius, do Beco dos Livros, e a proprietária da livraria Bamboletras, Lu Vilella. A entrada é franca.
Também o caderno GeraçãoE promove, nos dias 31 de outubro e 1 e 3 de novembro, uma oficina para 15 estudantes de jornalismo. Os universitários produzirão conteúdos que serão publicados em um caderno especial. O produto deve circular na feira e em todo o Rio Grande do Sul - além de ser disponibilizado nas plataformas digitais da iniciativa.
 

Destaques do fim de semana

Sexta-feira
19h: Solenidade de abertura - Teatro Carlos Urbim
Sábado
10h: lançamento do livro Curumim Contou, dos alunos da Escola Ana Íris do Amaral. Editora Secco. Teatro Carlos Urbim.
14h: Espetáculo Lixo à Vista! Uma aventura pirata. Teatro Carlos Urbim
16h: Luiz Coronel autografa Miguel de Cervantes: um cavaleiro andante. Editora Corag. Praça de Autógrafos.
17h: Fernando Lucchese lança Coração, modo de usar, na praça de autógrafos. L&PM Editores.
18h: o jornalista e escritor peruano Jeremías Gamboa participa de bate-papo. Sala Leste do Santander Cultural.
19h: Homenagem à patrona - Cintia Moscovich recebe ex-patronos. Sala Oeste do Santander Cultural.
20h: Para que é que serve uma canção como esta? Lançamento de Adriana Calcanhotto e Eucanaã Ferraz. Bazar do Tempo. Praça de autógrafos.
Domingo
11h: David Grossman - Uma literatura pela paz. Theatro São Pedro. Evento em comemoração aos 10 anos do Fronteira do Pensamento.
15h: TVs Públicas: memórias de arquivos audiovisuais. O Caso TVE-RS. Bate-papo na Sala Leste do Santander Cultural.
16h: Typographo, lançamento de Ricardo Silvestrin. Editora Palmarinca. Praça de Autógrafos.
19h: Especial Simões Lopes Neto: exibição do filme Contos Gauchescos. Cine Santander Cultural.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia