Quel Abegg e Heidi Abegg são irmãs e sócias na Tao Kombucha Quel Abegg e Heidi Abegg são irmãs e sócias na Tao Kombucha Foto: FREDY VIEIRA/JC

Bebida da Austrália ganha cara local

Ao conhecerem o líquido milenar em viagem, irmãs criaram a Tao Kombucha

Viajar é uma das paixões das irmãs Raquel e Tecky Abegg, de 36 e 37 anos, respectivamente. A primeira morou seis anos na Inglaterra e dois na Espanha. A segunda viveu durante sete na Itália, além das viagens a lazer ao redor do mundo. Hoje, em Porto Alegre, elas se dedicam à empresa que criaram, inspiradas durante uma estadia na casa da outra irmã, Andreia, na Austrália. Lá, conheceram a Kombucha, uma bebida milenar, e resolveram trazer ao Estado.
Raquel afirma que sua primeira reação ao provar o líquido foi de estranhamento, devido à fermentação, que dá um toque avinagrado. Em uma ida posterior aos Estados Unidos, porém, experimentou diversas marcas e se acostumou com o sabor. "Há muitas opções e é vendida em todos os supermercados", conta.
Tecky adorou de cara e, logo que retornou ao Brasil, começou a produção caseira do que, aos poucos, virou renda extra. Amigos, conhecidos e colegas começaram a encomendar a bebida e comentar com terceiros. Foi quando as meninas entenderam a oportunidade de oficializar o negócio.
Assim, em agosto de 2015, criaram a marca Tao Kombucha, com página no Facebook e perfil no Instagram. Em menos de uma semana, foram procuradas para fornecer o produto ao restaurante Raw - amor em forma de comida, que se tornou o primeiro parceiro. Atualmente, somam 10 pontos fixos de revenda. Tecky diz que os clientes procuram a marca de forma espontânea, sem que elas precisem investir tanto em prospecção.
A produção inicial era de 20 litros semanais. Agora, chega a 100 litros. "Temos muitos pedidos e espaço limitado de produção. Então sempre ficam clientes em lista de espera", revela Tecky, sobre a estrutura que foi montada na casa de Raquel. A expansão do negócio estimulou a profissionalização da fábrica, que deve ser inaugurada em outubro, na Zona Norte da Capital. Com os novos equipamentos, a expectativa é produzir cerca de 360 litros por semana e chegar a outras regiões do Brasil. Há negociação com estabelecimentos do Rio de Janeiro e São Paulo.
Embora os resultados sejam otimistas, a dupla ainda concilia o empreendedorismo com seus empregos formais. Raquel é gerente comercial de uma multinacional, e Tecky é professora de inglês. "Eu sempre quis ter uma empresa. Já pensei em várias coisas, como sabonetes vegetais, exportação, mas acabei investindo nisso e estou muito feliz", argumenta Raquel. A garrafa de 300 ml custa, em média, R$ 15,00; e o kit de 1 litro, R$ 89,00.

O que é a Kombucha?

A Kombucha é uma bebida com base em chás (preto ou verde) e açúcar. Gaseificada naturalmente através da fermentação realizada por uma cultura viva, chamada Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras), tem gosto adocicado e azedo.
O líquido tem propriedades medicinais, com atuação na flora intestinal.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio