A origem

Por

A Cruz Missioneira tem origem espanhola e data de 1232. Esta é uma das conclusões do pesquisador José Roberto de Oliveira, que trabalha no assunto desde 1993. Símbolo da região Missioneira e presente em dezenas de municípios, a cruz trazida pelos jesuítas é nascida na Província de Múrcia na cidade de Caravaca sob jugo mouro, comandado por Sayid Almohade e Abu-Zeit, muçulmano que escravizou os cristãos da região. Atribuiu-se a ela um milagre relacionado com o domínio mouro.

Na radiografia da saúde...

No encontro dos candidatos à prefeitura da Capital o Simers escancarou algumas duras realidades da saúde e os desejos da população para melhorar o quadro. Nos diversos levantamentos que o Sindicato Médico tem efetuado, alguns dados e números dão a dimensão do desafio para quem vencer o pleito.

...o desafio dos candidatos

Nas unidades de saúde, 28 mil pessoas esperam consultas com especialistas; faltam medicamentos em 51% das unidades, a ventilação é precária em 100%; há carência até de geladeiras para guardar vacinas; em 89% dos postos há infiltrações e em 77% contatou-se presença de ratos, pulgas, mosquitos e baratas.
 

Olimpíada de exportação

Quem diria: o Comitê Olímpico do Japão está de olho no método de treinamento da força de trabalho - incluindo 50 mil voluntários - realizado pela Faculdade Estácio (RJ) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Em três visitas desde o fim da Olimpíada, grupos de japoneses de diversas áreas do Comitê acompanharam capacitações diferentes de voluntários de olho no Japão de 2020.

Direito de propriedade

Pode entrar em votação hoje na Casa do Povo o projeto do deputado estadual Elton Weber (PSB), assegurando que as terras dos agricultores e empreendedores familiares detentores de propriedades de até quatro módulos fiscais e dos pecuaristas familiares detentores de propriedades de até 300 hectares não serão objeto de demarcação para fins de formação de territórios indígenas e quilombolas.

O canal, no Panamá

O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), o gaúcho Wilen Manteli, falará sobre as perspectivas da indústria portuária no Brasil no seminário "Latin American Ports Forum", que se realiza nesta quarta-feira no Panamá.

Mistura fina

A operação da Polícia Federal focada nos principais fundos de pensão das estatais era uma questão de tempo. Sem falar nos mal havidos, a gestão falha salta aos olhos, com os associados tendo que aumentar o percentual de contribuição e o tempo. Dormiram Funcef, Petros, Previ e Postalis e acordaram Aerus.

Tabu aos 40

Todos os anos são realizadas milhares de tentativas de fertilização artificial no Brasil, mas o tabu ainda resiste mesmo quatro décadas depois do início da utilização dessa técnica. Segundo o especialista em fertilidade feminina e médico da Clínica Insemine, João Sabino da Cunha Filho, é muito frequente que casais peçam sigilo e escondam de todos, inclusive da própria criança.

Ponto obrigatório

Véspera de feriadão é época do acionamento do ponto facultativo para o funcionalismo. Na realidade, ponto obrigatório. É o que deve ocorrer na véspera do 20 de Setembro, que cai numa terça-feira. A prefeitura de Bento Gonçalves decretou ponto facultativo na segunda-feira, 19, com um porém: as horas não trabalhadas tem que ser compensadas neste sábado, dia 10.

Miúdas

  • COM ou sem grana, o feriado passou a feriadão para muitas categorias. O trânsito é a prova.
  • ACAMPAMENTO Farroupilha, que começa nesta quarta-feira, é coisa bonita de se ver, apesar do efeito colateral, a defumação.
  • PREÇO dos lanches e almoços na Capital sobe devagar e sempre. Um pila aqui, dois pilas lá...
  • NOVIDADE aprovada pela Anvisa: BTL Vanquish, aparelho de radiofrequência que elimina 40% das gorduras localizadas.

Finais

  • DNIT iniciou ontem a instalação de tachões na pista principal da BR-116, trabalho que se estenderá até o dia 12.
  • GRUPO Cortel promove sábado/11h/Cemitério Memorial da Colina, em Cachoeirinha, palestra da psicóloga Adriana Binotto.