Imposto de renda

Os autores indicam as novas legislações que alteram ou criam obrigações tributárias (principais e acessórias) e comentam sua aplicação

Por

Um dos assuntos apresentados na obra são as novas regras para inscrição no CNPK
Regulamento do Imposto de Renda 2016 contempla as disposições necessárias à correta apuração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e Simples Nacional. Os autores indicam as novas legislações que alteram ou criam obrigações tributárias (principais e acessórias) e comentam sua aplicação. A seleção das normas complementares (decisões administrativas e judiciais) que a integram imprime uma amplitude singular ao trabalho.
Na obra são apresentadas as novas regras para inscrição no CNPK; novas alíquotas para apuração do ganho de capital; regramento da tributação sobre aplicações financeiras atualizado à IN RFB nº 1.637/16, que trata sobre aplicações nos mercados financeiro e de capitais, com as modificações da Lei sobre CDA, WA, CDCA, LCA e CRA (títulos do agronegócio); novos temas em discussão no Supremo Tribunal Federal; Decisões administrativas (incluindo soluções de consulta e decisões do Carf) e judiciais até abril de 2016; tributação dos lucros auferidos por intermédio de coligadas no exterior (Lei nº 13.259/16); parcelamento e separação de receitas do Simples Nacional. A versão digital do livro conta com um conteúdo exclusivo: regulamento do Simples Nacional anotado e comentado e conversão de rendimentos recebidos do exterior, entre outros.
Regulamentação do Imposto de Renda 2016; Editora Revista dos Tribunais; João Francisco Bianco; R$ 799,00; disponível em versão digital.

Empresas

Como administrar fluxo de caixa das empresas aborda os principais aspectos para elaboração e gerenciamento do fluxo de caixa, ressaltando a importância da qualidade da informação obtida com o fluxo de caixa. A obra tem como objetivo atender às necessidades dos responsáveis pela área financeira da empresa. Procura apresentar a empresários, executivos e profissionais, principalmente de micro, pequenas e médias empresas, as bases conceituais da moderna gestão de fluxo de caixa, de modo a auxiliar o entendimento e implementação em suas empresas, para que seja um instrumento de apoio às decisões de caixa.
Para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresenta liquidez, com ou sem inflação ou recessão, de forma a cumprir com seus compromissos financeiros, e que suas operações tenham continuidade, pois, se a empresa tem liquidez, ela pode gerar lucros. Tornando, assim, a gestão dos fluxos financeiros tão relevantes quanto a capacidade de produção e de vendas da empresa.
Silva é graduado em contabilidade e economia. Possui experiência de 20 anos em cargos de gerência e diretoria nas áreas de controladoria e finanças e finanças em empresas nas atividades de varejo, serviços, seguros, indústria, mercado de capitais, governo e informática. Atua também como consultor financeiro.
Como administrar fluxo de caixa das empresas; Edson Cordeiro da Silva; Editora Atlas; 416 páginas; R$ 98,00.

Contabilidade

Autores buscam importar os modelos de análise financeira do setor privado para o setor público com o objetivo de obter conclusões sobre a condição financeira dos governos. Porém, segundo o livro Contabilidade Pública, esses modelos de análise não são adequados, pois os dados financeiros do setor público são gerados por um modelo contábil diferentes. Além disso, o ambiente subjacente e os modelos de tomada de decisões são fundamentalmente distintos nos dois setores. A obra, fazendo o uso do know how das nações que utilizam esse tipo de análise, bem como dos conhecimentos práticos desenvolvidos por profissionais e pesquisadores do mundo acadêmico, apresenta uma metodologia que se aplica à realidade das organizações públicas.
O assunto ainda é pouco explorado no Brasil. No final de cada capítulo há uma análise prática para demonstrar a aplicação dos aspectos teóricos da condição financeira de forma a atender às necessidades de todos os interessados no tema. Livro-texto para as disciplinas Contabilidade Pública, Finanças Públicas, Orçamento Público dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contáveis, Atuariais e Administração Pública. Lima é professor universitário, doutor e mestre em Ciências Contábeis. Diniz é doutor na mesma área, mestre em Contabilidade e auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e professor universitário.
Contabilidade Pública - Análise Financeira Governamental; Severino Cesário de Lima e Josedilton Alves Diniz; Editora Atlas; 576 páginas.