Campanha em Porto Alegre começa com ações de rua

Oito candidatos também participaram de debate no rádio e lançamentos de candidaturas

Por Bruna Suptitz

Melo promoveu abraço ao chafariz da Redenção com correligionários
Com ações voltadas para o contato direto com a população, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre iniciaram ontem a campanha eleitoral. Um debate na Rádio Gaúcha, logo no início da manhã, reuniu oito dos nove candidatos à majoritária.
Ao meio-dia, duas candidaturas realizaram atividades de rua para marcar o lançamento da campanha, que seguirá pelos próximos 45 dias em primeiro turno. O candidato a prefeito Sebastião Melo (PMDB) e Juliana Brizola (PDT), que concorre como vice na chapa, participaram de ato no Parque da Redenção, marcando o início da campanha pela coligação Abraçando Porto Alegre.
"Essa é uma eleição de dois tempos", ponderou Melo, "e queremos ir para o segundo turno". O candidato, que é atual vice-prefeito de Porto Alegre, destacou, em seu discurso, a necessidade de dar destaque à agenda de segurança pública e falou da atenção que pretende dedicar aos serviços básicos, como limpeza urbana, separação do lixo e situação das calçadas.
O ato, que contou com a participação de militantes e candidatos a vereador, encerrou com um grupo se reunindo em torno do chafariz central do parque, simbolizando um abraço aos espaços públicos e captando imagens que serão usadas na propaganda de TV.

PT e PCdoB iniciam campanha no Centro Histórico

No mesmo horário, no Centro, militantes, políticos e candidatos a vereador pelo PT e PCdoB participaram do lançamento da candidatura de Raul Pont (PT) e da vice Silvana Conti (PCdoB), pela coligação Porto Alegre Democrática.
Com cartazes escritos à mão e sem discurso em microfone, Pont conversou com os eleitores e posou para fotos. Ele destaca que o foco do trabalho é de realizar encontros e fazer campanha com participação do eleitor. "Hoje, temos problema de gestão pública e administrativa. Existe um reconhecimento crescente de que Porto Alegre precisa de outra administração", identifica o candidato petista.
A candidata Luciana Genro (PSOL) teve reunião com trabalhadores da saúde. Julio Flores (PSTU) participou das atividades promovidas por centrais sindicais pelo Dia Nacional de Lutas. Maurício Dziedricki (PTB) acompanhou o lançamento da candidatura de um vereador da sua coligação.
O candidato do PV, Marcello Chiodo, não teve atividades nem participou do debate de rádio, pois sua candidatura só foi confirmada na segunda-feira.