Mistura autêntica na sede da Ivo Rizzo

A construtora Ivo Rizzo decidiu retornar à sua antiga sede, uma casa adquirida na década de 1970 e tombada pelo Patrimônio Histórico

Por JC

Desafio da arquiteta foi trazer novos ares para um prédio tombado
O bom filho a casa torna: quando a construtora Ivo Rizzo decidiu retornar à sua antiga sede, local em que trabalhou por anos o engenheiro que dá nome à empresa, os diretores perceberam a necessidade de atualizar a casa, adquirida na década de 1970 e tombada pelo Patrimônio Histórico a pedido da própria família Rizzo.
Arquiteta e neta de Ivo Rizzo, Victoria Rizzo assumiu a reforma, trazendo a história da construtora e valorizando os talentos da família. "Precisávamos adequar a rotina da empresa a um espaço bem menor. E isso sem quebrar paredes e sem mexer na feição do imóvel histórico. O custo também foi fator importante. Utilizamos todos os móveis do escritório antigo e trabalhamos com painéis em OSB para dividir as salas. A recepção e a copa foram os únicos ambientes que tiveram marcenaria nova. Investimos em adesivos, que têm um valor bem em conta, e dão toque moderno. Deixamos toda a parte de instalações aparente, misturando o estilo clássico da casa com uma atmosfera industrial mais contemporânea", descreve.
Os tijolos da parede da entrada receberam restauração. As janelas e o forro de madeira foram reparados, mantendo o desenho original da casa, e o piso também retornou ao seu estado original. Os painéis, feitos pela artista Ivone Rizzo Bins, registram as principais obras feitas pela construtora. A marca da empresa, que decora a recepção, é uma criação do artista Roberto Bins em ferro. "Imitar um estilo que não existe mais não parece ser o melhor caminho. Por isso, optei por algo bem contemporâneo, para não ter competição de estilos, criando um contraste", analisa.