Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Porto Alegre, quinta-feira, 04 de agosto de 2016. Atualizado às 20h07.
Jornal do Comércio
Porto Alegre, quinta-feira, 04 de agosto de 2016. Atualizado às 20h07.
Notícia da edição impressa de 05/08/2016.
Alterada em 04/08 às 16h44min
Drama na Estônia
Filme Na ventania é uma das estreias do fim de semana
ZETA FILMES/DIVULGAÇÃO/JC
Escrito e dirigido por Martti Helde, estreia Na ventania, selecionado para o festival Indie 2015. O filme é ambientado na Estônia do período da Segunda Guerra Mundial, quando o país foi invadido por Stalin. Erna estudava Filosofia e vivia no campo com seu marido e filha, quando foram separados. Ela, junto com a filha, foi enviada a uma fazenda de trabalhos forçados. Vivendo em difíceis condições, com apenas um pedaço de pão por dia, Erna se dedica a tentar estabelecer comunicação com o marido, que foi mandado para uma prisão.
O roteiro foi baseado, cerca de 60%, em cartas de parentes do diretor. Os outros 40% foram retirados de material de arquivo e biografias. Cada cena levava de dois a seis meses de preparação. Em seguida, havia um dia para filmar. Depois, a equipe tinha dois ou três dias de folga para começar a preparar uma outra cena. Assim, todo o processo de filmagem de Na ventania levou três anos e meio.