Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de agosto de 2016. Atualizado às 08h43.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Música

Notícia da edição impressa de 15/08/2016. Alterada em 12/08 às 18h23min

Porto Alegre recebe a terceira edição da Mostra Sonora Brasil Sesc

Quebradeiras de Coco Babaçu, grupo do Maranhão, integra Mostra Sonora Brasil

Quebradeiras de Coco Babaçu, grupo do Maranhão, integra Mostra Sonora Brasil


MARCIO VASCONCELOS/DIVULGAÇÃO/JC
A partir de amanhã, Porto Alegre recebe a terceira edição da Mostra Sonora Brasil Sesc, que pode ser conferida até o dia 20 de agosto no Teatro do Sesc Centro (Alberto Bins, 665). Com o tema Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho, o projeto traz quatro apresentações: Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (Bahia); Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (Alagoas); Ilumiara (Minas Gerais); e Quebradeiras de Coco Babaçu (Maranhão), além do espetáculo Cantos de trabalho e da oficina No balanço da peneira, ambos da Cia. Cabelo de Maria, grupo convidado. Todas as apresentações são gratuitas, mediante retirada de ingressos antecipada - as inscrições para a oficina estão encerradas.
Na terça-feira, o grupo alagoano Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa, formado por cinco mulheres, abre a programação, com espetáculo às 20h. Os cantos são entoados em várias vozes, em forma de trovas rimadas, e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental.
As Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (da Bahia) se apresentam na quarta-feira, também às 20h. O repertório, entoado em grupo durante a produção do artesanato, é formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira.
Já os aboiadores são Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho. O aboio "pé duro" foi sua ferramenta de trabalho, e as toadas foram sua companhia das horas de descanso no campo. O filho, desde criança, acompanhava seu pai na lida com o gado e já na adolescência formava dupla cantando aboios e toadas.
No dia 18 de agosto, quinta-feira, é a vez do grupo formado por cinco músicos da capital mineira subir ao palco às 20h. Ilumiara levará ao público um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente em suas fontes, ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado. O grupo interpreta vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea.
O fim de semana também será de atrações da Mostra Sonora Brasil. Na sexta-feira, será atração o grupo Quebradeiras de Coco Babaçu (Maranhão), formado por oito mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu desde a infância e hoje também exercem o importante papel de liderança na defesa e valorização do trabalho das quebradeiras.
Elas atuam politicamente por meio da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqbc). Antigamente, o repertório era simplório e narrava fatos do cotidiano ou aludiam ao universo infantil através de cantigas de roda, algumas facilmente reconhecidas por estarem presentes na maior parte do País. Mas o repertório atual está diretamente relacionado à luta política.
Promovido pelo Sesc, o Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do Brasil, e em 2015, promoveu 430 concertos em mais de 120 cidades brasileiras. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Centro, pelo telefone (51) 3284-2071 e pelo Facebook www.facebook.com/sescportoalegre.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Luiz Claudio Knierim 15/08/2016 08h05min
O Sonora Brasil e SESC traz a Porto Alegre o melhor da cultura popular brasileira na semana em que antecede as comemorações do Dia internacional do Folclore, 22 de agosto. Parabéns ao SESC por dar continuidade às obras de Mário de Andrade, Câmara Cascudo, Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, brasileiros que lutaram pela preservação do nosso patrimônio histórico.