União quer reduzir folha de servidor estadual

Tesouro defende corte nas despesas com funcionalismo para que estados possam honrar acordo com governo federal

Por

Ana Paula anunciou socorro financeiro para governadores e prefeitos
Preocupada com o possível não cumprimento do acordo firmado entre estados e União, que renegociou a dívida dos entes com o governo, a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, pediu que os deputados ajudassem a reduzir as folhas de pagamento dos estados.
Ana Paula se reuniu, ontem, com deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. No encontro, passou aos deputados as preocupações do governo com a capacidade dos estados de honrarem os compromissos assumidos com a União.
Segundo Enio Verri (PT-PR), Vescovi acredita que o crescimento das despesas dos estados, principalmente as relacionadas à folha de pagamento, inviabilizaram o pagamento de acordos anteriores e isso não poderia se repetir.
Após o encontro, a secretária afirmou que estados e municípios receberão uma ajuda financeira extra, a qual deve vir da repatriação de ativos no exterior, que já garantiu para este ano aproximadamente R$ 9 bilhões, embora esse não fosse o objetivo do governo. "Estamos confiantes na repatriação, que leva recursos para o FPE (Fundo de Participação de Estados) e para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios)", disse.
Esses fundos são compostos por parte das arrecadações do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Como o IR incide sobre a repatriação, parte desses recursos devem ir automaticamente para esses fundos, que são as principais fontes de arrecadação de estados e municípios, principalmente do Norte e do Nordeste.
Segundo Verri, a secretária também fez comentários sobre a necessidade de aprovar o PLC (Projeto de Lei Complementar) nº 257, que estabelece os termos da renegociação e garante que os estados cumpram as contrapartidas exigidas pelo governo.
A secretária também destacou, na reunião, indicadores fiscais da União, como o crescimento das despesas com abono e seguro desemprego, que saltaram 30% este ano, e os gastos com subsídios, que mais que dobraram em 2016. Apesar disso, Vescovi reiterou que o governo conseguirá cumprir a meta fiscal deste ano, mesmo sem ter uma definição clara de como se comportará a arrecadação federal.
"Estamos apurando esses dados ainda. Há um monitoramento permanente (da arrecadação) que faz parte das regras que nos levam ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e que faz parte da condução das finanças. A meta será cumprida. E a do ano que vem também será cumprida", afirmou Vescovi.

Em segunda tentativa, câmara aprova urgência para projeto de renegociação

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira, por 335 votos contra 118 e três abstenções, a urgência para o projeto de lei (PLP nº 257) que trata da renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal, na segunda tentativa do governo de aprovar o pedido, depois de ter sido derrotado na semana passada, por uma diferença de quatro votos: foram 253 a favor, quando o mínimo necessário para aprovar a urgência é 257.
O projeto é encarado como primordial pelo governo do presidente interino Michel Temer. Inicialmente, a intenção era tentar votar o mérito da matéria antes do recesso, mas com a derrota na semana passada a votação ficará para agosto, depois do recesso parlamentar.
Pela proposta acordada com o governo, os estados conseguiram alongar a dívida em 20 anos, reduzindo o valor das parcelas. Os estados e o Distrito Federal terão carência de seis meses nas parcelas, até dezembro. A partir de janeiro, as prestações terão descontos, que serão progressivamente reduzidos até julho de 2018. O governo, porém, colocou condições para aceitar a renegociação, entre elas a reforma dos regimes jurídicos dos servidores.
A medida desagrada à atual oposição, que enxerga na iniciativa uma ação contra direitos trabalhistas. O principal ponto de controvérsia trata de contrapartida exigida dos estados para a adesão ao novo refinanciamento, o que, na opinião da oposição, geraria a possibilidade de retirada de direitos dos servidores, em questões previdenciárias e estatutárias. A líder da minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acusou o governo de tentar inserir no projeto de lei pontos que tramitam na Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 241/16) que limita os gastos públicos.
Segundo Jandira, "as contrapartidas que são postas aos estados são absolutamente inaceitáveis. Você passa a régua de forma homogênea sobre todos os estados, impede a relação autônoma dos governadores sobre os seus trabalhadores e ainda estabelece o que está na PEC nº 241, já botando na lei, sem passar pelo quórum qualificado que uma PEC exige, o teto dos gastos pela inflação. Isso é o fim de políticas públicas de saúde e educação nos estados".
O projeto foi criticado até mesmo por integrantes da base aliada de Temer, como o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), para quem não há garantia de que não haverá prejuízo aos servidores. "Precisamos ter segurança de que essas questões sejam tratadas em outro projeto, sem prejuízo para os servidores", argumentou.
O líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), reconheceu que há um debate para separar a parte mais polêmica do texto, mas que ainda não há uma definição.