Brasil será o maior produtor de soja até 2025

Relatório da FAO constata que ciclo de preços altos das commodities agrícolas não se repetirá nos próximos anos

Por

Fronteira de plantio será maior no mundo graças a expansão das terras agricultáveis no Brasil e na Argentina
O Brasil será o maior produtor de soja do mundo nos próximos 10 anos e irá superar os EUA. Mas os exportadores nacionais não devem esperar por mais uma era de preços elevados de commodities. A constatação faz parte do informe sobre o futuro da agricultura no mundo até 2025 produzido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), que destaca que o Brasil responderá por uma parte significativa da expansão agrícola nos próximos 10 anos. A desvalorização do real deve permitir um aumento das vendas no curto prazo. Mas será compensada por uma estagnação de preços por uma década em diversos setores.
O abastecimento do mercado global dependerá em 80% de um aumento de produtividade no campo. A projeção aponta, no entanto, para a ocupação de 42 milhões de hectares de terras extras no mundo para a produção agrícola até 2025, uma expansão de apenas 4% em relação ao montante utilizado em 2015. E isso ocorrerá em grande parte por conta da expansão da fronteira agrícola no Brasil e na Argentina. Juntos, os dois países serão responsáveis por perto de 20 milhões de hectares extras plantados.
"A América Latina continua sendo a maior fonte de expansão de área agrícola no mundo, com um total de aumento de 25% e com a soja liderando a maioria dessa expansão", indicou a FAO. "O Brasil vai se transformar no produtor mais importante de soja até 2025, com a produção atingindo 135 milhões de toneladas", disse a entidade, apontando que o volume será suficiente para abastecer tanto o setor de óleos vegetais como proteína para animais.
No Brasil, a aquacultura deve sofrer uma expansão de 40% até 2025, enquanto o algodão promete ser um dos destaques da década. "As exportações do Brasil devem dobrar de 700 mil toneladas de algodão para 1,5 milhões, fazendo do Brasil o segundo maior exportador", disse a entidade. Segundo a FAO, a China continuará sendo o maior importador do mundo.
Para a FAO, a queda do real deve ainda ajudar o segmento do açúcar no Brasil. "O setor tem sofrido problemas financeiros por anos, mas irá se beneficiar da debilidade do real", indicou. A entidade estima que a proporção da produção nacional que irá para o etanol deve ser reduzida, para cerca de 57%. No mundo, a proporção do açúcar ao combustível, porém, deve aumentar de 20,7% para 22,3% até 2025. Num primeiro momento, a FAO estima uma queda da participação do Brasil no mercado mundial de açúcar. Mas, até 2025, o País voltará a ocupar 41% do mercado.
A entidade aponta que, com a queda na produção desde 2013, o superávit mundial no setor deve acabar, também levado pelo aumento do consumo. Se no Brasil, Austrália e Rússia a produção continuará a se expandir, vai sofrer uma redução na Índia e União Europeia.
No segmento do etanol, o mercado mundial deve continuar a ser dominado por EUA e Brasil. Por conta da demanda doméstica, a produção nacional deve ser elevada em 25%, enquanto os EUA devem ter uma queda. A FAO prevê uma expansão maior nos preços do etanol na próxima década. Mas isso graças à recuperação nos preços do barril do petróleo.
A FAO também destaca como a participação do Brasil nas exportações de carne deve chegar a 26%, "contribuindo por quase metade da expansão esperada nas vendas de carnes no mundo durante o período projetado".
Se em vários segmentos as projeções são positivas para o campo no Brasil, a entidade também estima que, no mercado global, a era de preços elevados para o setor agrícola não deve voltar até 2025. "A principal razão é a desaceleração nas taxas de crescimento em economias emergentes."

Maggi quer País responsável por 10% do comércio mundial

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou durante o Global Agribusiness Forum 2016, realizado em São Paulo, que tentará resolver, à frente da pasta, os problemas que o "incomodavam". "Um deles é a burocracia. O servidor público é mais importante quando ajuda a resolver os problemas", disse Maggi. "Estamos fazendo em todos os setores da agricultura reuniões para simplificar regras."
Conforme o ministro, o presidente da República interino, Michel Temer, lhe deu autonomia para comandar a pasta e se disse muito honrado por ter sido convidado para liderar o ministério. "Estamos fazendo um trabalho à frente do Ministério da Agricultura que é olhar para o cidadão. Minha obrigação e compromisso é atender e defender a agricultura brasileira."
Para o ministro, o Brasil tem potencial para ampliar e ser "mais forte" do que é hoje em termos de agricultura, mesmo em um momento de crédito escasso. "Se o governo não tem dinheiro neste momento, temos de fazer mais com menos." Para Maggi, o objetivo é tornar o Brasil responsável por 10% do comércio agrícola global "em cinco anos, e não mais em 10 anos". "Temos condições de aumentar muito a participação brasileira na produção de proteínas animais", exemplificou.
Ainda segundo Maggi, o saldo da balança comercial mostra que há espaço para a agricultura ter maior participação e atenção por parte do governo. "O Ministério da Fazenda tem suas preocupações, mas agricultura não é despesa, é investimento", frisou.
Maggi afirmou ainda que o Plano Safra 2016/2017, aprovado ainda na gestão da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), foi colocado em prática no último dia 1 de julho e está sendo executado. "Iniciamos com o que temos e, com o passar do tempo, se precisarmos de mais recursos para o Moderfrota ou para outros programas, vamos olhar individualmente. Se precisar, vamos colocar mais recursos", disse.
Maggi afirmou também que o governo vai regular o mercado no que for possível, desde que as medidas não sejam contestadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). "Como política de regra geral, não deve haver subsídios. Não haverá subsídio a prêmios de opções. O mercado definirá."
O ministro também destacou a atuação do Banco do Brasil (BB) no agronegócio nacional. "O BB está lançando nova modalidade lastreada em LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) que ajudará o produtor a complementar o financiamento. O BB está sendo muito proativo" junto aos produtos que foram prejudicados por problemas climáticos, explicou.

Federarroz contesta posição da Abiarroz sobre preço do cereal

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) lamentou, em nota, as manifestações da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) a respeito das variações dos preços do cereal, "ligado ao suposto movimento especulativo do setor primário". Além de considerar as afirmações uma verdadeira "afronta" aos bons costumes e ao trabalho harmonioso da cadeia produtiva, a Federarroz entende que elas, claramente, "faltam com a veracidade e contextualização dos fatos".
"Ao contrário do afirmado pelo presidente da entidade, Mário Pegorer, os preços pagos ao produtor de arroz subiram meramente 16,99%, na comparação da média de preços do primeiro semestre de 2015 para o mesmo período de 2016 (Cepea/Esalq), muito aquém dos injustificáveis 67% afirmados pelo presidente da Abiarroz", diz a nota da Federarroz. "Ainda assim, considerando pontualmente a última cotação do dia 3 de julho de 2016 com a mesma data de 2015, o aumento foi de 45,17%. Entretanto, a vigorosa diferença tem origem na queda de preços no período da safra em 2015, oportunidade em que a saca do arroz chegou a
R$ 30,00 em algumas regiões do estado do Rio Grande do Sul."
A Federarroz contesta ainda a acusação de "movimento especulativo do setor de produção de arroz", esclarecendo que "a afirmação evidencia certa pretensão e total indiferença ao trabalho coletivo e harmonioso que vem sendo buscado pela cadeia produtiva nos últimos anos".