Da moda para a decoração autoral

Entrevista com Luciana Andrade, estilista gaúcha

Por

Entrevista com Luciana Andrade, estilista gaúcha
As memórias da infância, cercadas por histórias de viagem de navio contadas pela mãe, os sonhos e o baú da avó costureira são inspirações da estilista gaúcha Luciana Andrade, que acaba de criar uma linha de almofadas premium 100% feitas à mão. "Elas são fruto de um trabalho realizado com dedicação e atenção a cada detalhe", diz Luciana, que atualmente mora na Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC). As peças passam por mãos de bordadeiras, crocheteiras, tecelãs, tricoteiras e costureiras da região. Entre os materiais, lã de ovelha, couro de porco e tiras de crochê.
Como surgiram as almofadas?
Tudo começou em Porto Alegre, na rua Olavo Bilac, entre a José do Patrocínio e a Lima e Silva. Era uma rua só de meninas. Minha mãe, Wilma Andrade, era assistente social da antiga Febem e amava o "feito à mão". Ela me adotou no Lar do Bebê. Minha avó, costureira, nos passou o amor pelo ofício. Cresci nesses corredores e amava visitar as oficinas que eram feitas para restaurar brinquedos, papel e madeira para as crianças.
E a paixão pela moda?
A moda foi entrando na minha vida aos poucos. Ela só acontece devido às histórias que trago da infância e pelo meu amor por cada uma delas. Amo transformar. Foi assim que a decoração passou a ser uma grande paixão. Adoro cores, texturas, cheiro, luz. Consegui transitar entre os dois mundos, e as almofadas são a consequência disso. Porto Alegre é as minhas raízes, e todas as histórias que trago comigo construíram a pessoa que sou.
Como é empreender?
Tenho a consciência que empreender é, sobretudo, determinação e muito trabalho. As senhoras que fazem parte desse projeto acreditam nisso. É um trabalho feito com respeito ao lugar que eu vivo e, principalmente, ao orgulho que elas sentem por pertencerem à Ilha de Florianópolis. Quero muito que todos conheçam esse projeto feito com tanto carinho e amor e valorizem o "Feito à Mão". É a sua história fazendo parte de um único produto, que se materializa nas almofadas.

Resultados positivos

A Feed Marketing e Conteúdo comemora os resultados positivos dos seus clientes de varejo e moda nas últimas ações de marketing realizadas - alguns com crescimento superior a 20% no volume de vendas em comparação com o ano passado. "As grandes marcas estão retraídas. É hora do pequeno empresário crescer, aproveitar as oportunidades e investir com custos menores", explica a sócia Queli Giuriatti.

Yang apresenta nova linha limitada

O Grupo Yang, fabricante de peças fitness, lingerie e modeladores corporais, lançou linha de lingerie com três peças: sutiã, calcinha de cintura alta e corselete, com compressão leve a moderada. Os sutiãs têm medidas diferentes de bojo e costas para cada cliente encontrar a peça de tamanho ideal ao seu busto.

Bruna Heemann em novo endereço

A designer Bruna Heemann abriu sua loja de acessórios de luxo, Bruna Heemann Acessórios, na rua Coronel Bordini, 1.665.

Tânia Zambon abre filial nos Estados unidos

O Instituto Tânia Zambon, com sede no Rio de Janeiro e filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Orlando (Flórida, Estados Unidos), passa a ter uma filial em Nova Iorque. O instituto, que realiza treinamentos na área de desenvolvimento pessoal e profissional, é fundado pela especialista em coach de equipes Tânia Zambon.
"A proposta é oportunizar brasileiros e americanos a realizarem cursos de coach, formando novos empreendedores através de técnicas e ferramentas que aperfeiçoem não apenas o negócio, mas também a vida pessoal", explica. A nova sede tem assessoria de Edilton Santos, um dos representantes da Globo Internacional em Nova Iorque.

Cursos no Marangoni

O Istituto Marangoni, referência em educação de moda, está com inscrições abertas para os cursos de verão em Milão (Itália), Paris (França) e Londres (Inglaterra). "São diversas opções para quem quer entrar neste mercado, que varia para quem quer criar, produzir, gerenciar ou trabalhar com a comunicação deste nicho", afirma Ana Flora Bestetti, supervisora da Região Sul da CI - Intercâmbio e Viagem, parceira da instituição no Brasil.

Agenda

  • A jornalista Maysa Bonissoni lança, no dia 15/6, às 19h30min, no Novotel Três Figueiras (avenida Soledade, 575), o projeto Não É Mah Ideia, canal de lifestyle no YouTube.
  • A Rede Mulheres que Decidem promove novo encontro no dia 16/6, às 19h, na Decision FGV (avenida Praia de Belas, 1.510). Informações através do e-mail contato@benditasproducoes.com.br.
  • A primeira Noite do Bem será no dia 18/6, no Le Club 300 (rua Marquês do Pompal, 300, telefone (51) 3372-0308). Toda a renda da festa, que tem como anfitriãs Claudia Bartelle e Lalá Noleto o Bem, será revertida para a Casa de Apoio Madre Ana, que abriga crianças e familiares em recuperação.