STF decide suspender mandato de Cunha

Por unanimidade, ministros confirmam liminar de Teori Zavascki, relator da Lava Jato, que afastou deputado do PMDB

Por

Supremo Tribunal Federal apontou fortes indícios de uso da presidência da Câmara para cometer crimes
Em uma decisão inédita e classificada de histórica por juristas e políticos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira suspender o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do exercício do seu mandato parlamentar e da presidência da Câmara dos Deputados.
Por unanimidade, os ministros confirmaram a liminar (decisão provisória) proferida no início da madrugada pelo colega Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF.
Quase cinco meses após a Procuradoria-Geral da República requerer ao STF a saída de Cunha do cargo, Teori acolheu os argumentos de que a permanência do peemedebista no comando da Câmara colocava em risco sua investigação por suposta participação no esquema de corrupção da Petrobras e também a análise de seu processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara, além de ferir a "dignidade" da instituição.
Na avaliação dos ministros, as implicações apontadas a Cunha na Lava Jato e de uso do mandato para supostas práticas criminosas deixaram a situação do peemedebista insustentável para o exercício do mandato, uma vez que representam acusações gravosas.
Os ministros apontaram ainda que os indícios são fortes de uso do cargo para cometer crimes, o que complica sua situação no tribunal, onde é réu na Lava Jato.
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, classificou a decisão de Teori de "comedida, adequada e tempestiva" diante de outras medidas, como a prisão preventiva. Lewandwoski disse que o julgamento mostra que o Judiciário está "atento aos acontecimentos que ocorrem no País" e tem agido em seu devido tempo.
"O tempo do Judiciário não é o tempo da política nem o da mídia. Temos ritos, prazos que devemos observar. Não há ingerência, estamos atuando dentro dos limites. Uma eventual cassação continua com a Câmara, caberá de ser tomada se necessário", afirmou.
Segundo a ministra Carmen Lúcia, não há outra solução jurídica. A ministra disse que, ao tirar Cunha do cargo, o STF defende a Câmara e ataca a sensação de impunidade. Celso de Mello disse que os elementos apontam que Cunha "tinha um só objetivo o de viabilizar a captura das instituições por determinada organização criminosa em detrimento do interesse publico e em favor de detenções indefensáveis nos valores éticos". Na sessão, os ministros tentaram mostrar unidade em torno da decisão de Teori Zavascki e negaram interferência do Judiciário no Legislativo.
Não há prazo para o fim da suspensão de Cunha. A medida deve valer até que a PGR avalie e informe ao STF que não há mais impedimentos para que ele exerça seu mandato. A cassação de mandato de Cunha só pode ser feita pelo plenário da Câmara dos Deputados.

OAB comemora votação da Corte e pede consciência de eleitores

O afastamento do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) de seu mandato na Câmara, em ação liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, repercutiu positivamente junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na tarde de ontem, o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, disse que a saída do parlamentar "afasta o risco de a presidência da República ser machucada, caso o deputado viesse a ser instado a ocupar o Palácio do Planalto", por ser o segundo nome na linha sucessória da presidência, caso seja aprovado o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment.
Para Lamachia, que concedeu entrevista coletiva na seccional da OAB em Porto Alegre, Cunha interferia com o devido processo legal quanto à análise de sua conduta na Comissão de Ética da Câmara. "Ele tem patrocinado inúmeras manobras para proteger o seu mandato", pontuou. O presidente da entidade reforçou que a OAB entregou um requerimento a Teori Zavascki, em fevereiro deste ano, recomendando o afastamento de Cunha.
O dirigente evitou tecer juízo sobre a demora do STF em apreciar o pedido de afastamento de Cunha, realizado no final do ano passado pela Procuradoria-Geral da República. "Lamentavelmente, o tempo do Direito não é necessariamente o mesmo tempo que a política tem e que a sociedade exige. Possivelmente, o ministro Zavascki tenha tido elementos para avaliar antes de deferir esta liminar e apreciar o caso", disse. Em um mês, a OAB lançará uma campanha pela consciência do eleitor no pleito municipal em outubro. "É importante que cada eleitor se sensibilize com a consequência do voto, lembrando de Cunha."

Eduardo Cunha manterá o foro privilegiado no Supremo

Mesmo suspenso, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) manterá o foro privilegiado, sendo investigado no STF. Ele já foi transformado em réu na Lava Jato pelo Supremo por suspeita de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob acusação de ter recebido US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da Petrobras.
Ele ainda foi alvo de denúncia por receber suposta propina em contas secretas na Suíça, responde a três inquéritos e é alvo de mais três pedidos de investigação da PGR para apurar supostas práticas criminosas no exercício do mandato.
Principal fiador do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Cunha é tirado do comando da Câmara às vésperas da votação do Senado que vai decidir sobre o afastamento da petista, deixando de figurar na linha sucessória. Com a saída de Dilma, o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), assume a presidência, e Cunha se tornaria o primeiro na linha sucessória.
Essa possibilidade aumentou a pressão para que o Supremo analisasse a situação de Cunha. Os ministros vinham discutindo o assunto internamente, e uma ação apresentada pela Rede, na terça-feira passada, pedindo a saída de Cunha foi a alternativa encontrada pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Marco Aurélio Mello para resolver a questão.
Essa preferência para a ação de Marco Aurélio incomodou Teori Zavascki, que é o relator de um pedido semelhante da PGR. Diante da tendência dos colegas, que iriam impedir Cunha de integrar a linha sucessória, mas liberar sua permanência na presidência da Câmara, o relator da Lava Jato decidiu antecipar sua decisão, que estava planejada para a próxima.
Para Zavascki, se essa sinalização se confirmasse, além de ser juridicamente estranho esse fatiamento, também ficaria complicado para que ele decidisse individualmente tirar Cunha do mandato e do comando da Câmara, então decidiu colocar todo o quadro envolvendo o deputado para a decisão do plenário.