Coletivo Criatura: um olhar sensível sobre a extinção

Estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) buscam sensibilizar sobre a causa dos animais em extinção no Estado

Por JC

Caderno Meio Ambiente. Na foto: cartaz com a imagem de um lobo-guará afixado em um poste na rua João Alfredo.
O Coletivo Criatura, criado por Clarissa Faccini, Michelle Dona, Vinicius Goulart e Fernanda Puricelli, todos estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), busca sensibilizar sobre a causa dos animais em extinção no Estado. A série "Procura-se" levou as artes para as ruas - através de cartazes "lambe-lambe" - e provocou reflexão. "Compartilhamos o gosto por desenhar animais e encontramos um motivo maior para isso", comenta Clarissa Faccini.
As pesquisas que inspiraram o tema aconteceram no acervo do Jardim Botânico e, a partir disso, os artistas começaram a trabalhar nas ilustrações. "Lembro que, quando colamos um dos primeiros cartazes, com a arte do lobo-guará, uma senhora nos parou na rua e perguntou: 'vocês perderam um cachorrinho?'. E então explicamos sobre a espécie ameaçada", relembra. O próximo passo do grupo é o lançamento de um pequeno livro com as ilustrações compiladas. Para acompanhar o trabalho, siga o Coletivo Criatura no Instagram.