Alta na produção não é sinal de reversão, diz IBGE

Nas 10 regiões onde houve crescimento, perdas não foram superadas

Por

Em São Paulo, maior polo industrial, atividade está 25,4% abaixo do pico
O avanço na produção industrial de 10 das 14 regiões acompanhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março ante fevereiro não é sinal de reversão na tendência de queda, afirmou ontem Rodrigo Lobo, técnico da Coordenação de Indústria do órgão. "Esses locais não recuperaram a perda recente", disse.
"Claro que um resultado positivo é sempre melhor que um negativo, mas não temos como cravar quando o momento de inflexão vai acontecer enquanto tivermos variáveis macroeconômicas deterioradas", explicou Lobo, citando desemprego e renda em queda como fatores que retardam a recuperação.
O Amazonas, por exemplo, exibiu um crescimento de 22,2% na produção na passagem do mês, graças à atividade de bebidas. Mas não compensou a sequência anterior de nove taxas negativas, período em que acumulou perda de 25,6%. Em São Paulo, o maior parque industrial do País, mesmo com o aumento de 1,5% em março ante fevereiro, a atividade está 25,4% abaixo do pico histórico observado em março de 2011. "O crescimento foi puxado por veículos, máquinas e equipamentos e produtos alimentícios, mas não é nada que indique reversão na tendência de queda", disse Lobo.
Outros estadosque tiveram crescimentos significativos foram Bahia (8,1%), por conta de veículos e derivados de petróleo, e Nordeste (4,1%). "Ambas estão distantes do ponto máximo de produção", afirmou o técnico.
Santa Catarina e Rio de Janeiro também mostraram resultados positivos na produção em março ante o mês anterior. Em fevereiro, contudo, essas regiões atingiram mínimos históricos em termos de atividade. Na comparação com março de 2015, 13 das 15 regiões estão com queda na produção. Apenas o Pará, graças ao bom desempenho da indústria extrativa, e o Mato Grosso, no embalo do crescimento da atividade de alimentos, garantem expansão industrial, notou Lobo.

Diretor-presidente da Agrale receberá Mérito Industrial

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) realizam, no dia 17 de maio, às 19h, em Porto Alegre, a cerimônia de outorga da Ordem do Mérito Industrial da CNI ao empreendedor Hugo Domingos Zattera, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale e de suas subsidiárias. Zattera também é diretor-presidente da Agritech Lavrale e da Fundituba, membro da diretoria de outras empresas do Grupo Stedile, além de vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Ordem do Mérito Industrial premia lideranças que contribuem para o crescimento do País e o bem-estar da sociedade. Com mais de meio século de existência, a mais alta condecoração da indústria brasileira já foi conferida a personalidades como o ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck e os empresários Jorge Gerdau e Antônio Ermírio de Moraes. No ano passado, ela foi entregue ao empresário Clóvis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina.