Visões da cidade

A Porto Alegre antiga está no poste de iluminação, no paralelepípedo e na guarda do Viaduto Otávio Rocha, na imagem obtida na rua Duque de Caxias

Por

Viaduto da Borges de Medeiros mostra os ares da antiga Porto Alegre
A Porto Alegre antiga está no poste de iluminação, no paralelepípedo e na guarda do Viaduto Otávio Rocha, na imagem obtida na rua Duque de Caxias. Ao fundo, a cidade moderna, mas nem tanto assim, porque há muito tempo esta parte da Borges de Medeiros não recebe um edifício novo de grande porte. É o que a casa oferece.

Sob nova direção

Nos últimos tempos, a Polícia Civil gaúcha tem lavrado vários tentos, especialmente com ações de inteligência. Isso desde que Emerson Wendt assumiu como chefe de Polícia. Não é coincidência.

O fim da picada

A Anvisa aprovou a comercialização no Brasil do primeiro glucômetro não-invasivo, o que é uma boa notícia para os diabéticos ou para quem quer apenas controlar seu nível de glicose. O cnoga Tensortip usa um sensor de imagem de cor em tempo real e algoritmos para medir, sem picada, os níveis de glicose pelos vasos capilares da ponta dos dedos.

De vice em vice

Por que não elegemos os vice-presidentes como presidentes para ir direto ao ponto? Desde a redemocratização, assumiram os vices de Tancredo Neves (PMDB), Fernando Collor (PRN) e provavelmente o de Dilma Rousseff (PT).

A Deus dará

O primeiro mandamento dos movimentos que bloqueiam ruas e avenidas é Quanto Pior, Melhor. São ativistas com absoluta insensibilidade sobre o sofrimento que causam às pessoas que tem compromissos profissionais, particulares e de saúde. Toda e qualquer desculpa sobre eventuais tragédias que causam são lágrimas de crocodilo. Quanto as têm.

Festa da Bergamota

São Sebastião do Caí sedia, de 20 de maio a 5 de junho, a 20ª Festa da Bergamota, cuja safra deste ano promete. Não só para a berga, mas para outros cítricos. No ano passado, a safra foi boa, mas curta. A produção do Vale do Caí tem a concorrência das frutas uruguaias, especialmente da variedade Montenegrina, mas o sabor da bergamota gaúcha é insuperável em ano bom.

Transição pacífica

O primeiro encontro do atual e do futuro presidente da Famurs aconteceu em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos, que chega a sua 19ª edição com o tema "Desafios de final de mandato". Luciano Pinto (PDT), de Arroio do Sal (gravata colorida) conversou durante 15 minutos com o atual líder dos municípios gaúchos e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT). Pinto deverá ser confirmado na eleição da Famurs, que acontece dia 24.

Vitamina ineficaz

Mais um mito que desaba. Desta vez é a crença que Vitamina C previne gripes e resfriados. Revisões em 31 pesquisas feita pela Database of Systematic Reviews mostraram que, no máximo, houve apenas redução no tempo da manifestação de sintomas.

Por falar em ineficácia...

Na realidade, a eficácia da vitamina C na prevenção de gripes já era contestada desde que o Prêmio Nobel (duas vezes, em 1954 e 1956) Linus Pauling defendeu a tese que a ingestão de mil gramas diárias reduziriam os resfriados em 45%.

Miúdas

  • GOVERNO Dilma Rousseff está em plena ofensiva do famoso jus sperneandi.
  • AINDA tem muita água para passar debaixo da ponte do impeachment. Nisso todos concordam.
  • SENADO aprovou empréstimo da CAF para a prefeitura da Capital (matéria nesta edição). Agora as obras da orla vão?
  • FÁCIL ver a falta de educação nos ônibus lotados: quando entra um idoso, o cara sentado finge que dorme.
  • OUTRO sintoma de educação fracassada é sentar em cafeterias e botar os pés em cima da cadeira.

Finais

  • UNIMED Porto Alegre recebeu o Prêmio ESARH 2016 com o case "Inovação, Protagonismo, Colaboração, Desenvolvimento e Bem-estar".
  • SENAR-RS inicia, nesta sexta-feira, a inédita fase estadual do CNA Jovem de desenvolvimento de novas lideranças.
  • CONGRESSO Gaúcho de Clínica Médica começa amanhã em Bento Gonçalves com foco no aprendizado no ensino médico.