A opção

Boa parte dos postes da rua José do Patrocínio mostravam esse adesivo na semana passada

Por

Boa parte dos postes da rua José do Patrocínio mostravam esse adesivo na semana passada. Para uma parcela da população, a discussão sobre o "conha" é mais importante que a do "cunha".

Cais esterilizado

Começa hoje mais uma ofensiva do "não" à revitalização do Cais Mauá. Acenam com uma CPI. Mas como sem o projeto final? O conteúdo foi aprovado recém na semana passada e será apresentado nesta semana à Secretaria dos Transportes. Nem EVU foi concedida ainda. São 30 anos de discussões estéreis nos quais a única marcha que se engrenou foi a ré.

Mosquito classe A

Nem todos os mosquitos - e mosquitas - têm seus berçários no chão, às vezes em espaços pouco nobres. Muitos estão literalmente por cima, morando em apartamentos duplex e um na cobertura. Inclusive com direito a TV por assinatura.

A ponte de Temer

No seu discurso na convenção nacional do PMDB, o presidente nacional da sigla, Michel Temer, disse que não era hora de levantar voos (sic), e sim de construir pontes. Eventualmente, para ele passar com seu séquito e assumir logo que passar a cabeceira.

Aplicativo Panvel

A Panvel lançou seu aplicativo para iPhone, Apple Watch e Android. O app possibilita acesso ao mix de produtos, busca de lojas por geolocalização, compra on-line, leitura de produtos por código de barras, entre outros. Informações no site www.panvel.com.br.

Tudo a ver

Espera-se lotação máxima no Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira. O palestrante convidado é Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB. Falará sobre o protagonismo da sociedade no momento atual. Nada mais atual.

Caça ao freguês

Quem passa por volta do meio-dia em ruas como a Vigário José Inácio vai ouvir um alarido comum à atividade de camelôs e ambulantes - que em Porto Alegre não ambulam. Mas não apregoam badulaques ou objetos físicos, mas caçam fregueses para as dezenas de bufês de comida a quilo do Centro Histórico. Movimento em baixa, gritaria em alta.

Aliás...

...o endividamento das empresas brasileiras atingiu R$ 1,4 trilhão, o dobro de sete anos atrás, segundo o Estadão. Não tem como a onda de falências e recuperações judiciais não virar tsunami.

Como não crescer

Em tempos de recessão, salta aos olhos o despautério da carga de encargos trabalhistas. Como querer que as empresas contratem ou até mesmo mantenham seu quadro funcional? O Brasil é o campeão nesta área, e afora alguns estímulos aqui e acolá, o resto marcha. Na realidade, o maior perdedor é o empregado.

Protesto do bolso

Defender a tese que os protestos anti-Dilma, Lula e corrupção sejam coisa das elites é outro mergulho na cegueira. Há muito que alcançou a classe média para baixo. O bolso também protesta. Mesmo vazio.

A ofensiva de março

A contabilidade dos protestos contra o governo sempre foi complicada de fazer. Quando se fala em xis, e vem o contraponto que foi xis menos um, é como uma avestruz fazendo cálculos com a cabeça enterrada na areia. Não há como minimizar, foi muita gente mesmo. Sem contar com o apoio dos moradores dos prédios.

Miúdas

  • MORADORES do interior de Alegrete estão sem internet desde janeiro, cortesia Conesul. Desculpa: é muito longe. Mas bah!
  • TRECHO da Ramiro Barcelos entre Osvaldo Aranha e Jerônimo Ornellas exerce uma estranha atração aos meia-roda aos domingos.
  • COM ou sem crise, o Mercado Público lotou no sábado. O termômetro Gambrinus é o campeão na hora do almoço.
  • PREÇO do petróleo atingiu o piso, diz informe da Agência Internacional de Energia.
  • COM a ida do vereador Alberto Kopitke para a Segurança de Canoas, Adeli Sell (PT) assume hoje a vaga.

Finais

HOSPITAL Ernesto Dornelles seleciona voluntários para pesquisa sobre problemas de estômago e doenças osteoarticulares. Info: pesquisa.clinica@hed.com.br/(51) 3217-8555. POSSE da diretoria do Instituto dos Advogados do RS, presidida por Sulamita Santos Cabral, será quinta-feira/18h. EDMUR Saiani Júnior (Ponto de Referência) participa hoje do jantar-debate do IEE.