Porto Alegre, segunda-feira, 28 de mar�o de 2016. Atualizado �s 19h52.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
23°C
29�C
18�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6250 3,6270 1,49%
Turismo/SP 3,6200 3,7900 1,81%
Paralelo/SP 3,6200 3,7900 1,81%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Festival Not�cia da edi��o impressa de 29/03/2016. Alterada em 28/03 �s 18h27min

Acontece hoje o Sou Riso - Encontro internacional de palha�@s

CONVOY PRODUCCION AUDIOVISUAL/DIVULGA��O/JC
Encontro come�a hoje com oficina do argentino Tato Villanueva, do Palha�os Sem Fronteiras

Michele Rolim

A cena circense do Rio Grande do Sul, cada vez mais, ganha fôlego. Prova disso é o aumento do número de espetáculos incluídos em festivais de artes cênicas, além de eventos como o Santa Maria Sesc Circo, Festival de Circo de Porto Alegre, Festival de Circo de Pelotas e Tua graça palhaça - que terminou neste domingo. Somando-se a isso, a partir de hoje acontece Sou Riso - Encontro internacional de palhaç@s.
O evento, que segue até domingo, recebe artistas do México, da Argentina e grupos brasileiros para troca de experiências com os palhaços gaúchos. As apresentações serão realizadas em diferentes locais, como Café Cartum, Espaço Circo Híbrido, Museu do Trabalho e Espaço Cultural 512, além do Parque da Redenção.
Mais de 15 espetáculos integram a grade do Sou Riso. Três são mexicanos, das companhias Bravísimo (Imaginários e Olé) e Claunódromo (Sonámbulos); um é argentino, de Tato Villanueva (Molavín); dois vêm de Santa Catarina por meio da da Companhia Dale Circo (La conquista e Chico Chan); há, ainda, outros dois espetáculos de variedades (Varietés), com mostra de números cômicos e de palhaços locais no Museu do Trabalho, além da Overdose - jornada de nove apresentações no Brique da Redenção, além do show da banda de palhaços Bandinha Di Dá Dó no Espaço Cultural 512.
"Acredito que o circo moderno, o teatro de rua e a 'palhaçaria' sempre foram artes em ascensão e essenciais para formação de plateia. Neste momento, estão se tornando visíveis aos olhos do Estado, por cada vez mais artistas estarem se profissionalizando, pesquisando e atuando em rede", afirma Cristiane Cubas (do Cabaré do Verbo), produtora e idealizadora do encontro ao lado de Natália Chaves Bandeira, Mariana Ferreira e Mauro Bruzza (da Cia. UmPédeDois).
O encontro começa hoje com uma oficina do argentino Tato Villanueva, com formação no reconhecido projeto Palhaços sem fronteiras, que atua em áreas de crise, incluindo campos de refugiados e zonas de conflito.
Também ganham destaque a presença do diretor e dos produtores do Festival Internacional de Circo Periplo, de Guadalajara. Com isto, os artistas participantes do Sou Riso têm a possibilidade de apresentar e exibir números para os curadores deste já tradicional festival do México, gerando a possibilidade de um intercâmbio cultural. O Periplo está em sua quarta edição e comemorou, recentemente, um ano de sua sede oficial. Está entre os principais circuitos cênicos do México.
"A arte de rua é a arte mais democrática, mas ela necessita dessa valorização e da consciência de que é um trabalho fomentador da comunhão através do riso e de ideias transgressoras. Precisamos ter, na Capital, um festival como Anjos no Picadeiro, Festival Diamantino de Circo ou Ri Catarina etc., que movimentam a cena cultural da área - tanto da cidade quanto do Estado", destaca Cristiane.
A programação completa pode ser acessada no site http://sourisopoa.wix.com/souriso.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Segunda edi��o do Gramado in Concert come�a nesta sexta-feira

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo