Porto Alegre, segunda-feira, 14 de mar�o de 2016. Atualizado �s 13h26.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
25°C
30�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6250 3,6270 1,03%
Turismo/SP 3,5500 3,7900 0%
Paralelo/SP 3,5500 3,7900 0%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

LITERATURA Not�cia da edi��o impressa de 14/03/2016. Alterada em 14/03 �s 13h26min

Clara Averbuck e Eva Uviedo apresentam Toureando o diabo

RENATO PARADA/DIVULGA��O/JC
Clara Averbuck e Eva Uviedo lan�am Toureando o diabo

Ricardo Gruner

A escritora Clara Averbuck e a ilustradora Eva Uviedo dedicam Toureando o diabo (146 págs., R$ 50,00), seu novo livro, "pras minas". Com jogos entre imagens, rabiscos à mão e textos, a narrativa reapresenta a protagonista Camila, a mesma do romance de estreia de Clara, Máquina de pinball (2002). Em uma versão mais madura, a personagem retorna para discorrer sobre relações abusivas e machismo - enquanto lembra de cadernos antigos e analisa o relacionamento com alguns homens.
Viabilizado através de financiamento coletivo, o livro está sendo comercializado on-line pelo site evauviedo.com.br/toureandoodiabo. Na Capital gaúcha, a publicação também será vendida em duas datas: há sessões de lançamento no dia 2 de abril, às 18h, no Vila Flores, dentro do Conexões Globais; e no dia 4, às 19h, na Chica Bolacha, com sessão de autógrafos.
Na entrevista a seguir, Clara fala da parceria com Eva, com quem já trabalhou anteriormente, discorre a respeito da retomada da personagem principal e comenta sobre viver de literatura no Brasil.
JC - Panorama - O que veio primeiro: o retorno à personagem ou o desejo de discutir estes temas?
Clara Averbuck - Acho que as coisas foram vindo juntas, mas evoluíram mesmo quando a Eva e eu começamos a criar o livro. Os temas estavam pairando e caíram como uma luva na Camila, ou ela caiu como uma luva para eles.
Panorama - Qual era sua principal motivação ao apresentá-la novamente?
Clara - Quis amadurecer a personagem, pois gosto demais dela e não queria que ficasse parada no limbo de 2001 dizendo que era uma "mulherzinha com bolas", coisa que eu jamais escreveria hoje. Quis construir essa Camila como uma mulher forte, mas humana, com fragilidades, que cai em cilada, que tomba e levanta, que faz besteira e se toca, que tem crises, enfim, uma "mina" com nuances e humanidade. Minha convivência com mulheres me fez ver que passamos por muitas situações em comum, muitas situações ruins, às vezes de abuso, e que sentimos vergonha por isso, tentamos até ignorar para não sermos tachadas de fracas, de "cheias de mimimi". Saber que muitas mulheres passam por isso é ao mesmo tempo horrível e um alívio, pois sentimos que não estamos sozinhas, e essa foi uma das minhas intenções com o amadurecimento da Camila.
Panorama - Como foi a relação entre você e Eva durante o desenvolvimento do livro?
Clara - A imagem complementa o texto que complementa a imagem. Foi realmente uma coautoria. Foram noites e noites no estúdio dela cortando texto, pensando em desenhos, procurando em bilhetes e cadernos coisas que se encaixassem na narrativa que estávamos criando. Descartamos muito texto, acho até que dá para dizer que algumas partes foram substituídas por desenhos. O livro fala muito de sentimentos, e a Eva tem essa série que chama Sobre amor e outros peixes, que usa os seres do mar como analogias para as nuances e sutilezas que envolvem os relacionamentos humanos como amor, dependência, carinho, dominação, paixão, e essas analogias se entrelaçam de forma vital com o texto.
Panorama - Por que decidiu por um lançamento independente?
Clara - Decidi partir para o financiamento coletivo quando vi o TED (conferência) da Amanda Palmer, A arte de pedir, que depois evoluiu e virou inclusive um livro. Fiquei com aquela ideia na cabeça, aliada à minha insatisfação de ter que arrumar outros trabalhos para poder bancar a minha profissão, já que dá para contar nos dedos os escritores que vivem das vendas dos seus livros. O autor ganha até 10% do preço de capa do livro que criou, a livraria fica com 50% ou mais, e a editora fica com cerca de 40%. Quer dizer, você ganha uma passagem de ônibus a cada livro vendido. Eu queria viver de escrever livros e, do jeito que o mercado funciona, isso só acontece se você é um best-seller. Essa foi a motivação inicial, mas, no final das contas, o fato de ter liberdade total para criar acabou gerando essa narrativa texto-ilustração que a Eva e eu criamos.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Pr�mio Nobel de Literatura
Svetlana, que tamb�m � jornalista, tem 67 anos e � a 14� mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a cria��o, em 1901
Clube de livros entrega uma obra por m�s com surpresas Salman Rushdie condena repress�o do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo