Porto Alegre, quarta-feira, 09 de março de 2016. Atualizado às 12h44.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
26°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6880 3,6900 1,33%
Turismo/SP 3,6900 3,9100 0%
Paralelo/SP 3,6900 3,9100 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

literatura Notícia da edição impressa de 09/03/2016. Alterada em 09/03 às 12h44min

João Simões Lopes Neto, ícone da literatura

INSTITUTO JOÃO SIMÕES LOPES NETO/DIVULGAÇÃO/JC
Simões Lopes Neto é tema de série de encontros

Ricardo Gruner

A vida e a obra de um escritor em 10 encontros: essa é a proposta da série de atividades João Simões Lopes Neto: ontem, hoje e sempre - Biênio Simoniano 2015/2016. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a mostra faz referência aos 150 anos de nascimento (9 de março de 1865) e aos 100 anos de morte (14 de junho de 1916) do autor pelotense. Justamente entre hoje e 14 de junho, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural recebem uma programação que inclui artes visuais, cinema, teatro e mesas-redondas. A programação é aberta ao público.
A série de atividades tem abertura oficial a partir das 18h30min desta quarta-feira. A cerimônia acontece no auditório do Memorial, com apresentação musical do espetáculo Zaoris, baseado em lendas e contos de Simões, e também com a inauguração da exposição Tempos e lugares de João Simões Lopes Neto. A mostra inclui peças do acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Instituto Simões Lopes Neto, do grupo Aflecha e da artista Laura Castilhos.
De acordo com Débora Mutter, coordenadora do evento, o escritor não é tão lido quanto conhecido. "Há conhecimento um pouco superficial e equivocado a respeito dele", afirma, ressaltando o caráter interdisciplinar do cronograma. "Por isso a ideia é apresentar diferentes olhares sobre ele... Várias manifestações artísticas se voltam naturalmente para Simões."
A agenda contempla exibição dos curtas-metragens que Henrique de Freitas Lima dirigiu a partir do clássico Contos gauchescos, e sessão do documentário Blau Nunes, o vaqueano, do realizador André Costantin. As apresentações acontecem no Cine Santander Cultural. Para os debates que ocorrem após as exibições e as mesas-redondas com pesquisadores, a lista de convidados inclui nomes como Aldyr Schlee, João Cláudio Arendt, Luís Augusto Fischer e Luiz Antonio de Assis Brasil. "O projeto tem como objetivo discutir questões como identidade, universalidade, o homem e a literatura e o homem no seu tempo", cita Débora.
No material selecionado para a exposição, há também uma seleção de documentos, com manuscritos do Simões e uma contextualização de sua obra. Conforme a organizadora, a escolha das peças visa ligar acontecimentos gerais da época à trajetória do pelotense - como a Guerra do Paraguai ou a Revolução Federalista. "Tem ainda a questão do contrabando, que ele explorou em conto", exemplifica ela.
Já o teatro é atração com Historietas, peça com direção-geral de Rodrigo Marquez livremente inspirada na obra do escritor gaúcho. O narrador é um velho capataz que, tal como um Blau Nunes, conta ao público lembranças sobre dois irmãos. Em férias, a dupla vai visitar a Estância da sua família. A montagem pode ser vista no dia 14 de junho, no Memorial, às 10h e às 14h30min.
Escolas poderão agendar visitas guiadas à exposição e ida à Historietas pelos telefones (51) 3224-7159 ou (51) 3227-0882. A ação, segundo Débora Mutter, visa a firmar o trabalho de Simões Lopes Neto no imaginário popular.

Programação


9 de março
  • 18h30min - Memorial: músicas do espetáculo Zaoris, baseadas em lendas e contos de Simões, e inauguração da exposição Tempos e lugares de João Simões Lopes Neto
10 de março
  • 18h30min - Memorial: Regionalidade e universalidade em Simões Lopes Neto
16 de março
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem Jogo do osso
30 de março
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada de curta-metragem No manantial
13 de abril
  • 18h - Santander Cultural: sessão comentada do documentário Blau Nunes, o vaqueano
11 de maio
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem O contrabandista
25 de maio
  • 18h30min: Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem Os cabelos da china
7 de junho
  • 18h30min - Memorial: palestra sobre visualidades poéticas a partir dos textos de Simões Lopes Neto
10 de junho
  • 18h30min - Memorial: mesa-redonda identidade e atualidade em Simões Lopes Neto
14 de junho
  • 10h e 14h30min - Memorial: apresentação da peça infantojuvenil Historietas, livremente inspirada na obra do escritor
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Prêmio Nobel de Literatura
Svetlana, que também é jornalista, tem 67 anos e é a 14ª mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a criação, em 1901
Clube de livros entrega uma obra por mês com surpresas Salman Rushdie condena repressão do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo