A casa vende cerca de 800 unidades por mês

Restaurante de Porto Alegre cativa clientes com hambúrguer de cuca


A casa vende cerca de 800 unidades por mês

Especializado em cucas e linguiças, o Cuca Haus, em Porto Alegre, chama atenção por itens curiosos em seu cardápio: hambúrgueres de cuca. A ideia foi lançada por Luana Castro, 28 anos, e Raquel Wegner, 27, ambas de Santa Cruz do Sul.
Especializado em cucas e linguiças, o Cuca Haus, em Porto Alegre, chama atenção por itens curiosos em seu cardápio: hambúrgueres de cuca. A ideia foi lançada por Luana Castro, 28 anos, e Raquel Wegner, 27, ambas de Santa Cruz do Sul.
"Pensamos em fazer um hambúrguer, mas tinha que ter a ver com o bar. Aí, veio a ideia do pão de cuca", lembra Raquel.
 GeraçãoE.  Entrevistacom as proprietárias do ca Haus (restaurante especializado em culinária alemã)    na foto: pratos a base de cuca.
As amigas se conheceram em Porto Alegre quando procuravam alguém para dividir apartamento. Na Capital, ambas sentiam falta de "uma boa cuca". Resolveram, então, colocar - literalmente - a mão na massa, a partir das tradições da cidade natal.
"Pegamos as receitas das nossas famílias e adaptamos o recheio, pois as tradicionais são apenas com frutas. Inventamos e deu certo", conta Raquel, que estudava Biologia, enquanto Luana trabalhava em um banco.
As vendas, que começaram com os colegas da faculdade e do trabalho, foram crescendo - alcançando 30 encomendas por semana. Após um ano tocando o negócio de maneira informal, enxergaram a necessidade de se mudar para um local onde pudessem investir em materiais e ampliar a produção (que até então era feita no próprio apartamento).
Inauguraram, assim, o Cuca Haus, em 2012 - em um imóvel onde, inclusive, residiram no início da empresa. Por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014, venceram o Poa Burger Fest como melhor hambúrguer da Capital.
O empreendimento, que fica na rua São Luís, nº 1.101, no bairro Santana, atualmente chega a comercializar 70 unidades de cucas por dia, e dispõe de 22 opções de sabores. Além disso, são vendidos cerca de 800 hambúrgueres por mês.
"Tudo é invenção nossa. Nós não temos curso de gastronomia, apenas gostamos de comer", complementa a empreendedora.
A produção artesanal é um dos motivos de o Cuca não aceitar nenhuma proposta de franquia. "Nós queremos preservar a forma de produção e a tradição", afirma.
Apesar dos números de produção e de movimento intenso, Raquel confessa que a dupla almeja mais conquistas. "Ainda não deu para ficar rica", brinca. "Nós reinvestimos muito, estamos sempre inovando no restaurante, reformando", revela.
O Cuca Haus funciona também como pub e abre de terça a sexta-feira, das 17h às 24h, e nos sábados, das 15h até a meia-noite.
Aprenda a fazer o hambúrguer com cuca >>

À Sua Mercê, uma nova aposta

As sócias criaram também o À Sua Mercê, que nasceu no final de 2015. Além de padaria artesanal que vende, além de outras receitas, os pães e cucas oferecidos no Cuca Haus, o empreendimento é uma mercearia focada em produtos a granel. As formas de venda e consumo foram planejadas dentro da filosofia sustentável. Os copos de café são orgânicos, feitos de mandioca, e podem servir de adubo no jardim do local. É desestimulado o consumo de sacolas plásticas, e estimulada a utilização de bicicletas, oferecendo um bicicletário aos clientes. Animais de estimação também são bem-vindos.