A volta da ponte

Um das mais frequentes reclamações de leitores do JC é sobre a Ponte de Pedra e o lago dos Açorianos

Por

Um das mais frequentes reclamações de leitores do JC é sobre a Ponte de Pedra e o lago dos Açorianos. A prefeitura se comprometeu a restaurar o bonito cartão postal do passado e revitalizar o lago que virou um pântano. Pois as obras para restauro da ponte começaram ontem. Ainda bem.

Hora Certa

Foi sancionado o projeto Hora Certa, do vereador da Capital Alberto Kopittke (PT). As empresas com mais de 20 funcionários deverão marcar hora para entrega de produtos ou serviços, com tolerância de uma hora. A intenção é boa, mas de difícil fiscalização. Vide a lei do tempo de espera nos bancos.

Uma casa no caminho

Se Carlos Drummond de Andrade tivesse conhecimento desta foto talvez tirasse a pedra do caminho e colocasse uma casa. Por questões jurídicas ainda em aberto, esta rua de Pelotas é surreal.
Paulo Pruss/Divulgação/JC

Tecnologia no roubo

Quanto tempo até quadrilhas de assaltantes utilizarem drones para dar uma geral na casa ou prédio antes do assalto e para ver se a barra está limpa nas ruas? Se é que já não estão usando.

Cheque ou cartão

Um estabelecimento comercial é obrigado a aceitar cheque ou cartão? Segundo o site jurídico Correspondentes, não. Mas existe a obrigação de deixar essa determinação fixada em lugar que o consumidor tenha acesso e bastante visibilidade.

Pé no freio

Segundo levantamento do Sindilojas Porto Alegre, os lojistas do segmento de vestuário da Capital que vendem para funcionários públicos estaduais estão sentindo queda ainda maior nas vendas. A constatação foi percebida por pequenos lojistas que conhecem pessoalmente seus clientes.

Educação salgada

Ainda sobre a polêmica dos saleiros: em vez de criar mais uma lei para ser desobedecida, por que nas escolas do Ensino Fundamental os professores não usam uma frase breve sobre os malefícios do sal? É de pequenininho que se torce o pepino. Está aí uma boa bandeira para o Cpers. Há educação também fora das reivindicações salariais.

Ceva pra cachorro

A reportagem de capa do GeraçãoE, encartado nesta edição, é sobre novos negócios relacionados à cerveja. Um deles é a bebida em uma fórmula feita especialmente para cachorro. A Dog Beer já tem boa aceitação.

Empate com sabor de vitória

Perguntaram a uma empresária que possui algumas lojas de roupas femininas como estava a situação. "Não estou tendo lucro nem prejuízo". Então juntou os braços em oração, ergueu os olhos para o céu e falou: "Graças a Deus!".

Muito pior

O acidente com o ônibus que mergulhou no rio Jacuí, a mais alta das pontes, teve um caso semelhante bem mais trágico. Em dezembro de 1968, um ônibus do Instituto Desidério Finamor, de Guaíba, caiu da ponte sobre o Saco da Alemoa depois de desviar de um caminhão-tombadeira. Morreram 21 passageiros.

Tão alegres que fomos...

Um motorista do Uber relata que já foi melhor trabalhar com a multinacional. Uma das queixas mais surpreendentes é que, depois da reunião de ativação, a comunicação com a empresa se dá só por e-mail. A Uber fica com 25%, e o dono do carro precisa arcar com a manutenção, combustível, pneus, seguro etc.
 

...tão tristes que voltamos

Ele reclama também sobre a baixa tarifa sobre o quilômetro rodado. No início, a Uber não aceitava carros populares, exigência que caiu semana passada. Quem comprou modelos maiores obviamente tem custos bem maiores. Ele também conta que as premiações teriam metas inatingíveis. Mesmo assim, a fila de candidatos é grande.
 

Miúdas

  • TESE interessante: o senador Lasier Martins (PDT) se dispor a concorrer para prefeito de Porto Alegre.
  • LASIER tem carisma e não há quem não o conheça. E se perder, poderia voltar ao Senado.
  • SITE Congresso em Foco: deputado campeão de ausências em 2015 foi Wladimir Costa (SD-PA). Faltou a 105 sessões e foi a apenas 20.
  • PREÇO dos vinhos estrangeiros disparou por causa do dólar alto.
  • PREÇO dos vinhos nacionais também disparou. Por que disparou, disparou por quê?