Recomeço

Passado o Carnaval, a vida começa a voltar ao normal em Porto Alegre

Por

Passado o Carnaval, a vida começa a voltar ao normal em Porto Alegre. Já é possível perceber engarrafamentos pontuais em algumas regiões da cidade, como este, na rua Sarmento Leite - um flagrante do que nos espera daqui para frente. Na segunda-feira, algumas escolas particulares retornam e, no final do mês, recomeçam as aulas nas instituições públicas. A partir de março, é só lamentar. Ou comprar uma bicicleta.

Fernando Adauto

Foi sepultado, nesta quinta-feira pela manhã, Fernando Adauto Loureiro de Souza. O sepultamento aconteceu no cemitério da Santa Casa, em Bagé. Natural de Lavras do Sul, o pecuarista foi presidente da Cicade, em Bagé, diretor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e presidiu o Sindicato Rural de sua cidade por duas vezes. Vítima de câncer, completaria 69 anos no dia 21 de fevereiro.

Folga do ar-condicionado

A jornalista Ivette Brandalise, da FM Cultura, observou que certas coisas demoram a voltar a funcionar, principalmente no verão, inclusive os aparelhos de ar-condicionado. Contou que foi ao cinema e teve que sair no meio da sessão, tamanho o calor. No dia seguinte, depois de 20 minutos de espera, desistiu de pagar uma conta no banco pelo mesmo motivo. Saiu da agência e tomou um táxi. Assim que entrou, o motorista avisou que o ar-condicionado do carro estava estragado.

Troca-troca

Nomeado há nove meses como superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Roberto Schroeder, funcionário de carreira, foi surpreendido, na quarta-feira, ao ser avisado que sua gestão à frente do órgão havia chegado ao fim. Em seu lugar, assume Luciano Maronezi, ex-secretário do Meio Ambiente, Minas e Energia de Nova Alvorada. A troca de um técnico por um político atende a interesses do PTB. No ano passado, Francisco Signor foi indiciado e retirado da função por suspeita de corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. Pasta bem confusa.
 

Tabela do IR

Causa estranheza o silêncio dos sindicatos de trabalhadores e dos parlamentares de oposição sobre o congelamento da tabela do Imposto de Renda. Mais uma vez, o governo protela a correção para fazer caixa em cima do assalariado. No ano passado, a atualização veio só em abril, o que representou mais R$ 2,5 bilhões em receita extra para a União em cima de quem produz e trabalha. Desde 1996, conforme tabela, a defasagem em relação à inflação chega a 72,18%.

Simples troca

A troca do chefe de Polícia Guilherme Wondracek, herança do governo Tarso Genro (PT), por Emerson Wendt resolve uma pendência política, mas não o problema da segurança pública. Contingente e inteligência estratégica continuam escassos na gestão do secretário Wantuir Jacini.

Primáriasnos EUA I

No plano político, é legítimo afirmar que os Estados Unidos não são um país de nítidos contrastes. Republicanos e democratas defendem as mesmas bases do capitalismo liberal com poucos detalhes a diferenciá-los. As primárias das eleições deste ano, no entanto, colocam em campos opostos duas "ideologias" bem distintas: o republicano e politicamente incorreto Donald Trump e o democrata com ideias socialistas Bernie Sander, que ameaça retirar Hillary Clinton da disputa.
 

Primáriasnos EUA II

Enquanto o republicano Trump estimula o ódio racial e o fechamento das fronteiras para estrangeiros, o democrata Sander quer socializar o ensino público e universalizar a saúde, algo impensável em uma economia de livre mercado como a norte-americana. Isto está acontecendo nos Estados Unidos, acreditem! Qualquer um que vença vai trazer algum assombro para o mundo.
 

Miúdas

  • A PÉSSIMA qualidade e a persistente repetição dos filmes do Telecine da Net turbinam o concorrente Netflix.
  • RACIONAMENTO de energia em um país como a Venezuela, onde jorra petróleo aos borbotões, é o cúmulo da falta de planejamento de vários governantes através do tempo.
  • MESMO com queda nos resultados da exportação, devido à redução dos preços das commodities, o agronegócio continua sendo a mola propulsora da economia gaúcha.
  • DEMISSÕES atingem níveis alarmantes. Este é o mais perverso sintoma de uma crise que se agiganta e preocupa.
  • AUDIÊNCIA de mediação entre metalúrgicos e Robertshaw, multinacional que fechou operação em Caxias do Sul, será retomada no dia 26.