Porto Alegre, segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016. Atualizado às 20h09.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
29°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0020 4,0040 0,10%
Turismo/SP 3,8000 4,1400 0,24%
Paralelo/SP 3,8000 4,1400 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Artes visuais Notícia da edição impressa de 01/03/2016. Alterada em 29/02 às 17h41min

Fundação Iberê Camargo recebe mostra do artista Sergio Camargo

fotos ROMULO FIALDINI/DIVULGAÇÃO/JC
Trabalhos de Sergio Camargo estão em nova mostra da FIC

A partir desta quinta-feira, a Fundação Iberê Camargo (FIC) dá início à sua programação deste ano, com a primeira grande mostra do calendário. Em parceria com o Itaú Cultural, abre na FIC a mostra Sergio Camargo: Luz e matéria, com trabalhos de um dos mais importantes nomes das artes visuais do século XX no Brasil. A inauguração ocorre das 19h às 21h, e a visitação permanece até 12 de junho.
Estarão no museu 90 obras, parte de colecionadores privados e parte do espólio do artista. A curadoria é de Paulo Sergio Duarte e Cauê Alves. A exposição ocupa dois andares da FIC com trabalhos de grande formato e em menor dimensão de Camargo, como torres e relevos em formas que jogam com a luz e a sombra, esculpidos em mármore carrara branco ou negro belga, datadas entre as décadas de 1960 e 1980. O conjunto faz uma síntese das sucessivas experiências de Sergio Camargo (1930-1990).
A exposição resulta de um novo recorte da versão exibida no Itaú Cultural, em São Paulo, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Ocorrerá, ainda, o lançamento de um catálogo inédito publicado pela instituição gaúcha em parceria com o Itaú, contendo um registro fotográfico das montagens em Porto Alegre e em São Paulo. O conteúdo conta a trajetória do artista e apresenta imagens das obras expostas em ambas instituições, incluindo uma reprodução do último ateliê que pertenceu a Camargo em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Ele nasceu em 1930 no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, estudou na Academia Altamira, em Buenos Aires, na Argentina. A escola, fundada em 1946, propunha uma arte de vanguarda, síntese do que se pode apreender pelos sentidos e marcada pelas descobertas científicas da época. Lá, estudou com Emilio Pettoruti (1892-1957) e Lucio Fontana (1899-1968).
Em 1948, viajou à Europa. Estudou com Gaston Bachelard (1884-1962), que, entre outros temas, se dedicou à filosofia da ciência e à análise das bases subjetivas da criação poética. Estudou também com Merleau-Ponty (1908-1961), que acabara de publicar Fenomenologia da percepção. Visitou frequentemente o ateliê do escultor Constantin Brancusi (1876-1957), descrito como "pioneiro da extrema simplificação das formas" pela Galeria Tate.
A década de 1950 foi pontuada pela experimentação nesse estilo, com um retorno ao figurativismo, sob a influência de Henri Laurens (1885-1954), precursor do cubismo na escultura. Testou novos métodos de criação na década de 1960, nos quais o acaso ganhou papel relevante e em que estão presentes o gesso, a areia e o tecido. Iniciou a série de relevos, investigando os modos de perceber e dispor a matéria, além de suas relações com a luz.
Nos anos 1980, fez a série Ovos - objetos ovais com incisões e perfurações. Morreu em 1990. Mais de 40 acervos e coleções públicas conservam obras de Sergio Camargo, entre eles, o Centro Pompidou, em Paris; e a Galeria Tate Modern, em Londres.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Criações em vídeo Galeria Mamute recebe exposição individual de Frantz Arte na ponta dos dedos: acessibilidade para deficientes visuais Representação do desenho

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo