Loja Integrada promove a ação duas vezes por mês, buscando a sinergia entre a equipe Loja Integrada promove a ação duas vezes por mês, buscando a sinergia entre a equipe Foto: Loja Integrada/Divulgação/JC

Conheça o significado do termo Workcation

A palavra tem origem nos Estados Unidos e remete a um novo estilo de vida no trabalho

Ter um lugar descontraído que permita trabalhar remotamente é prioridade para a Geração Y. Esta prática já é comum nos Estados Unidos e tem até um nome: "Workcation", mistura de work, trabalhar, com vacation, férias. Lá, o workcation ameniza a rotina de um país que não possui férias remuneradas previstas em lei. No Brasil, a moda está sendo implantada para tornar o trabalho mais divertido.
A Loja Integrada, uma plataforma de e-commerce da América Latina, implementou o workcation no calendário e propôs para todos os funcionários uma rotina diferente. Duas vezes por mês, a equipe busca a sinergia de novos espaços.
"Quebrar a rotina deixa a equipe mais produtiva, além de passar o dia em lugares inspiradores como parques e coworkings, dividindo espaço com outras empresas", explica Adriano Caetano, diretor da empresa.
Em dezembro, o escritório foi à praia. "Vivemos de criatividade e é incrível como sair do escritório traz novas ideias ao trabalho. Mudar a paisagem aumenta o gás da equipe e o espírito de time", afirma.
As profissões em que o Workation é mais comum são: jornalista, designer, escritor, desenvolvedor, coach, professor de idiomas, tradutor e médico especialista que emite laudos, como radiologistas e nucleares.
O conceito de workation também é usado para a definição de pessoas que trabalham com projetos, ou o que é chamado de autoemprego (portfolio working). Essa característica vem mudando o conceito de férias - já que é possível unir as duas coisas: tirá-las enquanto se trabalha, ou trabalhar enquanto se está de férias.
No novo mundo do trabalho será o profissional quem vai determinar como quer trabalhar. Empresas e colaboradores precisam se preparar para isso, considerando que as novas gerações estão buscando mais qualidade de vida no universo corporativo.
O termo workation foi popularizado por Noah Kagan, do AppSumo, um site que diariamente distribui notícias e serviços on-line. Kagan aperfeiçoou a arte de trabalhar em qualquer lugar do mundo sem nunca ter tido um único dia de férias.
Seu trabalho é móvel, não tem lugar fixo. E ele aprendeu a passar parte dos seus dias funcionando e outra parte aproveitando seu tempo, conhecendo os arredores do local onde estava.

Fique ligado!

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários apontou que o principal motivo dos jovens apostarem no próprio negócio é a independência. #tudoaver
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais