Facebook provoca erros em app para testar usuário

Simulação é estratégia caso Google restrinja aplicativo no Play Store

Por

Testes de 'fidelidade' foram aplicados em quantidades desconhecidas
Alguma vez você já ouviu a frase "o Facebook está fora do ar ou é só no meu celular?". O problema pode ter sido causado propositalmente pela rede social apenas para testar a lealdade de seus usuários.
De acordo com o site The Information, a rede de Mark Zuckerberg realizou testes em seu aplicativo para Android para ver o que os usuários fariam caso não conseguissem acessá-lo por horas.
"As pessoas sempre voltam", disse uma fonte ligada aos testes do site. Segundo ela, as pessoas acabavam tentando conectar à rede pelo navegador de internet do celular no lugar do aplicativo. O site não divulgou quando, onde, nem quantas pessoas foram afetadas pelos erros no app.
A simulação do Facebook, que também planeja ter uma loja de apps, faz parte de uma estratégia da empresa para caso um dia o Google restrinja ou proíba o aplicativo em sua loja - a Play Store. Caso um dia isso aconteça, a rede social quer saber como os usuários se comportariam. Se migrariam para outro app ou tentariam acessá-lo de outra maneira. O Facebook não se manifestou sobre os testes.

Twitter pode aumentar tamanho das mensagens para até 10 mil caracteres

O Twitter está estudando aumentar, ainda no primeiro trimestre de 2016, o tamanho dos tuítes. Segundo o site Re/code, no lugar dos tradicionais 140 caracteres, a empresa cogita ampliar os textos para até 10 mil toques. Esse é o mesmo limite das mensagens diretas entre os usuários.
De acordo com o site, Jack Dorsey, que reassumiu o cargo de presidente executivo do Twitter no fim do ano passado, está disposto a fazer mudanças drásticas para atrair novos usuários, o que tem sido o principal problema de rede. Não há uma data de quando as mudanças vão entrar no ar nem qual será o tamanho final dos textos. Segundo o Re/code, dentro do Twitter, o projeto está sendo chamado de Beyond 140 (além de 140, em inglês).
Para que os usuários não tenham a timeline poluída por textão o tempo todo, o Twitter pode exibir apenas parte da mensagem, como os primeiros 140 caracteres. Aí, dependeria do usuário clicar para poder ler o resto. A mudança pode trazer problemas para a empresa. Com textos maiores, os usuários vão ver menos tuítes, diminuindo a maneira como se relacionam com o site. O Twitter também está estudando como evitar spam nessas mensagens, uma vez que um tuíte maior permitirá citar diversos usuários de uma vez só.