O que vem por aí

Um estudo apontou as tendências que irão orientar o desenvolvimento da indústria da comunicação no meio digital

Por

Um estudo realizado com a credibilidade da agência Reuters, o Digital News Report, apontou as tendências que irão orientar o desenvolvimento da indústria da comunicação no meio digital, em 2016. As três principais são vídeos on-line, aplicativos móveis e maior potencial de distribuição de conteúdos. A pesquisa mostrou que o ano deverá ser marcado por fusões e aquisições. Mais, que as dificuldades encontradas pelos meios de comunicação para garantir a boa aceitação quanto à publicidade on-line deverão impulsionar de forma inovadora na busca por novos modelos de negócios. Na prática, o estudo informa que os avanços deverão partir dos autoplay e conteúdos visuais, principalmente gifs animados, marcadores, gráficos e mapas.

Agências

  • Paim adicionou ao seu portfólio a criação da identidade visual do Pepsi Twist Land, evento desenvolvido para ativar a Pepsi no Rio Grande do Sul.
  • DeBrito Sul criou a primeira campanha publicitária institucional da Unicred Brasil. Com o tema "A cooperação faz você chegar lá", ação tem filme para TV, anúncios no digital e no impresso e em revistas de bordo.
  • Com o objetivo de promover o espumante nacional, a Escala criou para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) uma campanha que se desenvolve no Litoral gaúcho. Durante quatro sábados, a "Invasão Brasil Espumantes" atacará em Atlântida e Xangri-lá.

Marketing de satisfação

Empresa centenária, líder em seu setor, a Renner lança coleções a cada 15 dias, com ações de marketing em que investe no lifestyle dos clientes para estar sempre atualizada. A consistência é o grande diferencial da marca, ensina a gerente-geral de Marketing Corporativo, Luciane Franciscone, ao falar como trabalha com uma marca que se reposicionou no início dos anos 1990, passando a investir na mulher. Um dos segredos para entender o público, segundo Luciane, é a proximidade, mais o fato de que a rede de quase 300 lojas "não inova apenas por inovar", mas sim para entregar o melhor e garantir a satisfação dos clientes.

Status de Comunicação

Agora é oficial: a área de Comunicação do governo do Estado ganhou o status de Secretaria de Estado, sem que tal alteração implicasse em aumento de gastos em folha de pagamento e contratação de pessoal. Seu titular é o secretário Cleber Benvegnú, e na equipe estão o diretor-geral Orestes de Andrade Júnior e os diretores Tiago Dimer (Publicidade), Priscila Montandon (Comunicação Digital), Rui Felten (Jornalismo) e Gabriela Alcântara (Imprensa do Palácio Piratini).

Gente

Aroa Khalil Suleiman, Alana Vizentin e Lisiane de Assis, sócias da Redatoria, estão empenhadas em mostrar que, na crise, não é boa ideia cortar investimentos em publicidade. Na condução da empresa de marketing digital e produção de conteúdo, as empresárias defendem que a resposta está em trocar a palavra "cortar" por "adequar", já que "opções acessíveis e precisas para adaptar o orçamento de marketing durante a crise não faltam".
Da esquerda para a direita: Aroa Khalil Suleiman (publicitária), Alana Vizentin (mestre em Literatura) e Lisiane de Assis (jornalista). COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do cartunista Rafael Corrêa.
 

Tá ligado

Às 19h desta sexta-feira inaugura-se, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959), a exposição com imagens do acervo do jornal Última Hora. São fotografias e ilustrações que registram a história do jornal carioca fundado por Samuel Wainer, em junho de 1951. A iniciativa só será possível graças a um doador anônimo, que se sensibilizou com as necessidades do Museu e bancou as reformas necessárias para o espaço que abrigará a exposição.

By the way...

... não atraiu interessados a licitação realizada no início do ano pela Prefeitura de Porto Alegre para a exploração do mobiliário urbano. A prefeitura oferecia a possibilidade de comercialização de 45 mil placas de rua, 6 mil abrigos de ônibus e pelo menos 300 relógios digitais, o que exigira do vencedor um investimento de cerca de R$ 350 milhões ao longo de 20 anos.