A palavra de Simone Rech

Especialista fala sobre as mudanças no mercado da moda e o novo perfil do consumidor

Por

Simone estará novamente em Nova Iorque entre 14 a 22 de fevereiro para a confirmação de tendências para o verão 2017
Especialista fala sobre as mudanças no mercado da moda e o novo perfil do consumidor
A consultora em moda e design estratégico Simone Rech voltou de uma temporada em Nova Iorque com referências e inspirações do que estará em alta no próximo inverno. Para transmitir o que viu lá fora aos profissionais da área, viaja o Estado ministrando palestras, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.
Comportamento do consumidor e posicionamento de marca em tempos de crise fazem parte dos temas abordados nos encontros.
Simone viaja novamente para a cidade norte-americana entre 14 e 22/2 para a confirmação de tendências para o verão 2017. O ciclo de palestras pelo Sebrae sobre o tema acontece em março.
Que mudanças aconteceram no mercado da moda nesses últimos tempos?
Chegamos a um ponto em que todos começaram a ficar saturados da pilha de informação e marketing em que fomos jogados por anos e anos e que nos tornou essa sociedade que consome de forma desenfreada e irresponsável. As pessoas simplesmente cansaram. Este esgotamento respingou em todas as esferas do mercado, principalmente no segmento da moda.
Qual o perfil desse novo consumidor?
O resultado dessa saturação é o nascimento de um consumidor com um forte desejo de quebrar o ciclo vicioso do consumismo, de voltar às origens e valorizar o fazer. O novo consumidor passa a ter o anseio contemporâneo de ser mais consciente, ou seja, consumir com mais qualidade e equilíbrio.
O que ele procura em um produto?
Nas novas tendências mercadológicas, o consumidor busca um produto que possua uma história, uma identidade. Algo que o conecte de alguma forma ao bem adquirido. Por isso, cada vez mais se fala em experiências e exclusividade. O consumidor quer se sentir único, quer saber que o produto ou o serviço foi desenvolvido especialmente para ele.
De que maneira as marcas podem lidar com esse novo perfil?
As marcas precisam urgentemente se adequar a este novo perfil de consumidor que está preferindo criar com as próprias mãos, a tendência do it yourself, promover trocas entre amigos ou até consertar algo que já possui como alternativa à compra. É preciso acompanhar este movimento e descobrir a oportunidade certa para que o consumidor possa criar um laço com a marca e assim se identificar de alguma maneira com ela. Só desta maneira as empresas vão conseguir permanecer com força no mercado da moda.

Elas estão no comando

Em 2015, o Brasil registrou 220 mil novas franquias, das quais mais de 40% comandadas por mulheres. Os dados são da a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A receita total gerada pelas franquias no Brasil é de R$ 371 milhões.
O crescimento é de 5,32% em relação a 2014.
As franquias são responsáveis por quase um décimo de toda a riqueza gerada pelo País, representando 9,9% do PIB brasileiro, segundo o Balanço do Franchising de 2015, realizado pelapela Rizzo Franchise.

Casa de praia

Mariana, sócia do espaço montado em Xangri-lá. FOTO ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Pelo segundo ano consecutivo, a gaúcha Datelli monta sua Casa de Praia na avenida Paraguassú, em Xangri-lá. Mariana Biffi Barcelos, uma das sócias, explica que o espaço, com 200 metros quadrados, abriga mais de três mil pares de sapatos, bolsas e acessórios com até 70% de desconto, além de peças de coleção.
O atendimento é um dos destaques da loja, que tem recanto com sofás, água e cervejas importadas para os maridos que acompanham suas mulheres às compras. Os bichinhos de estimação também são bem-vindos, recebidos com água fresca e biscoitinhos vitamínicos sem conservantes. A Datelli completa 40 anos em 2017.

Alto Verão GVerri

Inspirada na Austrália e seu lifestyle, a coleção Alto Verão da GVerri, da estilista Gabriela Verri, aposta nos tons de amarelo, areia e o preto e branco, utilizado na estampa geométrica. As peças, que têm um corte mais reto e modelagens mais simples, são em fibras naturais como linho, algodão e seda. O lançamento já está na loja on-line (www.gabrielaverri.com.br), à venda para todo o Brasil e através do WhatsApp (51) 9777-9425.