Alteração nas condições de financiamento Finame poderá ajudar as empresas de transporte e de logística

Por

O Finame, ou Bndes Finame, é conhecido por utilizar recursos do Bndes para oferecer financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos para empresas, independentemente de seu porte, atraindo os empresários pelas diversas vantagens desta espécie de financiamento.
Além da facilidade para pagamento - até 90% do valor do bem -, ainda há a flexibilidade para pagar os valores estabelecidos, podendo chegar, dependendo da instituição financeira, a até 60 meses de prazo, respeitados até 12 meses de carência e sistema de amortização constante, no qual as parcelas diminuem no decorrer do prazo para pagamento, permitindo a expansão e modernização das empresas.
Se o ano de 2015 não foi animador para a área de transportes e logística, com a redução de 47,7% nas vendas de caminhões em relação ao ano de 2014, segundo dados fornecidos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o ano de 2016 parece trazer melhores perspectivas para os empresários atuantes neste segmento.
Isto se dá pelo fato de a diretoria do Bndes ter aprovado as novas condições de financiamento do Finame, que passaram a vigorar neste mês. Entre as principais mudanças está a ampliação da participação do banco no apoio às micro, pequenas e médias empresas. Essa alteração pode ser pensada como forma de incentivo para que estas empresas, em sua grande maioria novas, não sejam tão afetadas com a severa crise pela qual vem passando nosso País.
Ademais, o Bndes ainda estimulará a aquisição de bens de capital eficientes, para a utilização de equipamentos com maior eficiência energética. Em ambos os casos, a participação do Bndes aumentará de 70% para 80% do valor do bem, financiado integralmente em TJLP, com custo composto pelo spread básico de 1,5% ao ano, unificado para todos os segmentos e modalidades, acrescido de taxa de intermediação financeira de 0,1%, além da taxa de risco de crédito cobrada pelo agente financeiro para esta operação.
E não é só para micro, pequenas e médias empresas que as perspectivas melhoraram neste início de ano, visto que, para as grandes empresas, a participação do Bndes passará a ser de 70% do valor do bem e também a um custo de TJLP. Até então, a participação do Bndes era de 50% do valor do bem. Apesar de o ano de 2015 não ter sido um bom ano para a economia nacional, alguns incentivos como este trazido pelo Bndes para a aquisição de novos bens e equipamentos vem no sentido de trazer uma melhoria aos empresários, a fim de que estes continuem exercendo suas atividades empresariais da melhor forma possível.
Advogada do escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados