Para se comunicar com os clientes, é importante que a empresa busque os canais mais adequados Para se comunicar com os clientes, é importante que a empresa busque os canais mais adequados Foto: KAREN BLEIER/AFP/JC

Cinco dicas de marketing para pequenas empresas

Com o objetivo de auxiliar os empreendedores a se comunicarem de maneira assertiva com o mercado, a Sage, empresa do setor de softwares para pequenas e médias empresas, promoveu o seminário on-line Primeiros passos de marketing para micro, pequenas e médias empresas. Separamos, ao lado, algumas dicas de Gianna Empinotti, publicitária e especialista em Marketing e Mídias Digitais da companhia. "As marcas que não buscarem destaque entre a concorrência podem acabar desaparecendo do mercado, que está cada dia mais competitivo", afirma Gianna.

1 >> Construir uma marca forte: "Marca vai muito além do logotipo. É criar valor para que o cliente acredite no que está comprando", diz Gianna. A especialista aconselha os empreendedores a estudarem o mercado e o perfil da empresa, a fugirem de ideias que pareçam óbvias, a serem coerentes e criarem necessidades que possam agregar valor aos consumidores.
2 >> Pensar nas estratégias de divulgação: Para se comunicar com os clientes, é importante que a empresa busque os canais mais adequados. Definir a linguagem da marca, alinhada também ao perfil do público-alvo, e testar abordagens que melhor funcionem para cada empresa é a principal dica para garantir que os resultados sejam positivos.
3 >> Estar presente na internet: Construir um site com conteúdo e informações relevantes é mais uma estratégia para aproximação com o mercado, pois são comuns pesquisas sobre empresas e produtos na web. Como forma de captar contatos para futuras divulgações e prospecções, Gianna Empinotti indica que a página da empresa contenha um formulário para que os visitantes preencham seus dados.
4 >> Criar relacionamentos: De acordo com a especialista da Sage, é fundamental que a empresa esteja aberta e disposta a escutar os anseios do público, algo que pode ser feito por pesquisas junto aos atuais e potenciais consumidores. "Esta é a melhor maneira de descobrir como fidelizar e conquistar novos clientes. A grande dica é executar essa tarefa constantemente", acrescenta Gianna.
5 >> Mensurar resultados: O último passo para estabelecer ações de marketing em uma PME é criar métricas para a mensuração periódica dos resultados. O empresário deve verificar quais são seus indicadores-chave de performance (KPIs, na sigla em inglês) e fazer o levantamento do retorno financeiro sobre o investimento nas atividades de comunicação. Gianna indica também o acompanhamento da evolução das vendas, que pode ser feito de maneira ágil por sistemas de gestão como o Sage Start.

Você sabia?

O evento on-line sobre marketing fez parte da iniciativa Superação Sage, que consiste na entrega de e-books e treinamentos gratuitos a empreendedores, além de descontos exclusivos em ferramentas que podem ajudar as empresas. A gravação completa do webinar e de outros já realizados está disponível no link: http://bit.ly/1PtzDO2
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais