IBM automatiza processos com tecnologia inédita

Com parcerias, DNA Tape recebeu investimento de US$ 3,5 milhões

Por

Empresa amplia nível de proteção de informações sensíveis
Uma solução inédita baseada em RFID está sendo usada pela IBM Brasil para automatizar os processos de gestão e aumentar o nível de proteção de informações sensíveis dos clientes da multinacional armazenadas em fitas.
Batizada de DNA Tape, a solução está sendo implementada em oito salas de data centers da empresa no País, localizadas em Hortolândia, onde a empresa mantém 150 mil fitas com dados de empresas clientes. A plataforma é formada por softwares, hardwares (scanner, portais e torres de detecção) e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), que são inseridas nas fitas de dados de servidores e storages. A iniciativa é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo de cinco anos e viabilizadas com recursos dos parceiros envolvidos e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). No total, foram investidos US$ 3,5 milhões. A IBM teve a parceria da StoreID e do Senai Cimatec nesse desenvolvimento.
O gerente de Identity and Acess Management da IBM Brasil, Julio Cesar do Carmo, diz que, com o DNA Tape, será possível reduzir o número de pessoas e processos envolvidos na tomada de decisão sobre movimentos e operações monitoradas no data center. Com isso, a expectativa é garantir que os dados estejam disponíveis em uma plataforma de gestão operacional, logística e transacional on-line, em tempo real e com maior controle. "Essa tecnologia é uma revolução para a segurança dos centros de dados. Não há nada semelhante em outras partes do mundo", afirma.
Os principais ganhos proporcionados pela tecnologia são em segurança, controle e agilidade. Com as etiquetas RFID é possível identificar rapidamente e de forma precisa e segura a localização de cada fita e seu conteúdo, facilitando o acesso dos funcionários aos dados, sempre que há demanda dos clientes. A ferramenta também permite o monitoramento remoto do deslocamento dos tapes, a gestão remota dos inventários e a realização de tarefas on-line e em tempo real.
Por meio das torres de detecção instaladas nos acessos de cada sala de data center e com a implementação da etiqueta RFID nos tapes, um sinal sonoro e luminoso é disparado caso uma pessoa tente sair com uma fita sem a prévia autorização. Além disso, as etiquetas contam com uma cola especial para que não sejam removidas. Esta solução proporciona maior controle de incidentes internos e externos.
"Temos muito orgulho em desenvolver essa tecnologia inovadora no Brasil em conjunto com a IBM e o Senai", diz Flávio de Oliveira, diretor de Inovação e Sistemas Aplicados a Radioidentificação da StoreID. Ele destaca que antes, para fazer a gestão de um inventário com 50 mil tapes, eram necessários quatro profissionais trabalhando por oito dias em turno de oito horas. Agora, com esse sistema, o mesmo serviço pode ser feito em apenas duas horas por um único indivíduo, permitindo que os demais profissionais sejam alocados para outras atividades-chave da gestão de dados.
O Senai Cimatec - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia - atuou como mentor estratégico no desenvolvimento da tecnologia. "O DNA Tape é uma prova do potencial de retorno que as empresas brasileiras têm ao investir em inovação", afirma o gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Eletroeletrônica, Yan Pedreira de Medeiros.

Ferramenta da Adobe permite compra de produtos por vídeo

Garantir uma experiência personalizada de compra, o que inclui, por exemplo, suporte à tecnologia de beacons, é o que a Adobe Marketing Cloud promete entregar aos varejistas com os novos recursos da sua plataforma de marketing digital.
Com as novas funcionalidade, as lojas podem agendar e entregar notificações, além de acionar mensagens em tempo real nos aplicativos para os dispositivos dos clientes embasado no seu comportamento de compra. As implementações oferecem suporte para beacons, que permitem o envio de informações e promoções direcionadas enquanto o consumidor estiver na loja. Outra funcionalidade incorporada - a Shoppable Video - permite a compra de produtos diretamente de um vídeo.