Porto Alegre, domingo, 13 de dezembro de 2015. Atualizado �s 21h38.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
26°C
27�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,8700 3,8720 1,92%
Turismo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
Paralelo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

LITERATURA Not�cia da edi��o impressa de 14/12/2015. Alterada em 13/12 �s 22h38min

Rodrigo Rosp lan�a novo romance

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Rodrigo Rosp autografa amanh� Inveross�mil, seu novo romance

Ricardo Gruner

Admirador de autores que gostam de observar os absurdos do mundo e fazer graça disso, Rodrigo Rosp lança amanhã o romance Inverossímil (128 págs., 35,00). O livro tem publicação pela Não Editora e ganha sessão de autógrafos na Palavraria (Vasco da Gama, 165), a partir das 19h30min.
A obra reapresenta o personagem Caio, um escritor com insegurança e humor depreciativo a la Woody Allen - e que já apareceu em Fingidores - comédia em nove cenas, livro com o qual Rosp foi semifinalista do Prêmio Portugal Telecom. Em um ambiente repleto de fantasias sexuais e flertes via redes sociais, o protagonista contracena com a esposa, alunas e colegas.
A partir desse cenário, o autor levanta questões sobre a necessidade da técnica em narrativas literárias e a respeito das versões de si mesmas que as pessoas representam em perfis online, por exemplo. Rosp conversou com o Jornal do Comércio sobre estes e outros temas.
JC - Panorama - O livro surgiu durante seu mestrado. Como foi o processo?
Rodrigo Rosp - No mestrado em Escrita Criativa da Pucrs, fazemos uma obra de criação ficcional e um pequeno ensaio sobre o tema. Fui escrevendo ao longo do segundo ano de curso. Defendi com banca - é até engraçado uma banca de mestrado para um livro de ficção, mas é uma cultura que está se tentando implementar no Brasil. Já fiz oficinas durante um tempão, e é diferente construir uma obra no meio acadêmico. Tanto que ela veio permeada de certos questionamentos sobre questões teóricas (como a própria técnica).
Panorama - O personagem já apareceu no seu livro anterior. Por que voltar a ele?
Rosp - Aconteceu ao natural, mas não gosto muito dessa coisa metafísica de dizer que o personagem tem voz própria. Escrevi e vi que estava muito próximo da voz daquele personagem. Então entre criar um quase igual ao que já tinha feito e retomá-lo, senti que fazia mais sentido retomar - com uma série de modificações. Fiz várias mudanças de forma, apresentei um ambiente em que ele é o autor de uma obra dentro de uma obra...
Panorama - Esse jogo entre forma e conteúdo é algo que veio do mestrado ou já lhe interessava enquanto autor?
Rosp - Sempre me interessou, principalmente pelo seguinte: comecei trabalhando como revisor. Até hoje reviso quase todas as obras da editora. A questão da técnica do texto me interessa muito e foi o que estudei no mestrado. Uma coisa que sempre me instigou é que, às vezes, há grandes autores que têm dificuldades em coisas técnicas. Sempre cito o caso de um baita autor que não sabe usar crase. E levanto esse questionamento de até onde o autor precisa saber construir uma frase (mas, ao mesmo tempo, é mais ou menos como o piloto não entender a mecânica do carro). É esse questionamento que trago, sobre a necessidade da técnica como intermédio da comunicação (entre texto e leitor).
Panorama - Fingir continua como ação importante nesse romance.
Rosp - Tem uma conexão enorme que vai até a noção do título. Achei legal porque a questão de verossimilhança é muito usada no meio literário. Mas o sentido de dicionário dela é fascinante e abre espaço para questionar uma série de coisas. Para o dicionário, inverossímil é "o que não é ou não parece ser verdade". Só que tem um abismo entre o que não é verdade e o que não parece ser. E há também uma coisa fascinante da mentira dentro da própria verdade. Busquei trabalhar muito com isso dos bate-papos do celular, o Facebook. Observo que na verdade todo mundo é meio personagem ali, não existe "verdadeiro eu". Existem personagens que todo mundo cria. Foquei nos jogos de sedução, no flerte, quando acontece isso mais ainda. Esses bate-papos são uma criação ficcional.
Panorama - E em que medidas a busca por verossimilhança afeta o teu trabalho?
Rosp - Nesse livro, de alguma forma, abro mão dela... Acontece um monte de coisa inverossímil. Mas se isso é inverossímil em um ambiente em que a inverossimilhança é aceita, então é verossímil. Não é a verdade do mundo real, é a verdade do texto. Quem diz o que pode e não pode acontecer? Nunca trabalhei tão livre, justamente por não me ver tão preocupado e poder fazer um texto cheio de erros.
Panorama - E o fato de você também ser editor (da própria Não Editora e também da Dublinense) interfere de alguma maneira na tua criação?
Rosp - Não. Até porque meu processo é o mesmo desde sempre - escrevo há muito mais tempo do que comecei a publicar. Me sinto um escritor que edita, não um editor que escreve.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Salman Rushdie condena repress�o do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Pr�mio Nobel de Literatura
Svetlana, que tamb�m � jornalista, tem 67 anos e � a 14� mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a cria��o, em 1901
Dilan Camargo � escolhido patrono da 61� Feira do Livro de Porto Alegre Jayme Caetano Braun: do pampa para os livros

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo