Porto Alegre, segunda-feira, 14 de dezembro de 2015. Atualizado às 10h34.
Dia Nacional do Ministério Público.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
31°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9070 3,9090 0,95%
Turismo/SP 3,7000 4,1200 1,72%
Paralelo/SP 3,7000 4,1200 1,72%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Música Notícia da edição impressa de 10/12/2015. Alterada em 14/12 às 11h34min

Cinco décadas do romantismo de Jerry Adriani

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO/DIVULGAÇÃO/JC
Jerry Adriani prepara DVD e fará apresentação sábado na Capital

Jair Alves de Sousa tinha apenas 17 anos quando decidiu se dedicar à carreira musical. Com a morte de seu professor de canto lírico, ele desistiu das aulas e montou sua banda de rock, Os Rebeldes - contudo, percebeu que Jair não era um nome bom para um roqueiro. Além disso, Jair Rodrigues já estava fazendo sucesso na época e Sousa não queria que o público se confundisse.
Eis que surgiu Jerry Hudson, uma mistura dos nomes dos atores Jerry Lewis e Rock Hudson. Meses depois, ao gravar um disco em italiano, ele decidiu que Jerry Adriani seria mais propício para sua carreira. Assim segue o artista, que estourou na década de 1960 na música, trabalhou na TV, atuou em novelas e celebra agora 50 anos de carreira com o lançamento de um DVD.
"De todos os nomes que escolhi, Jerry Adriani é o que soa melhor. E foi legal ver, ao longo dos anos, minhas fãs batizando seus filhos com o meu nome. É um barato!", diz ele. Adriani é a principal atração, no próximo sábado, da festa de 130 anos do Clube Caixeiros Viajantes, de Porto Alegre. O jantar-baile começa às 21h.
Jerry Adriani circulou por diferentes estilos ao longo de sua carreira. Foi um dos reis do "iê-iê-iê" - apelido dado ao rock brasileiro durante a Jovem Guarda -, cantou músicas românticas em italiano e até gravou sucessos de Elvis Presley em versões em português. "Embora tenha lançado algumas músicas inéditas nos últimos anos, o público sempre me pede para cantar meus sucessos antigos. E, como eu tenho que atender aos fãs, não posso deixar os clássicos de fora."
Intitulado Outro, o novo DVD tem exatamente a função de mostrar um outro lado do artista: o de intérprete. "A minha ideia foi trabalhar minha qualidade vocal, nesse trabalho. Nos anteriores, eu trouxe músicas minhas já conhecidas. Agora, canto apenas faixas que ficaram famosas nas vozes de outras pessoas", antecipa Adriani.
O DVD já foi gravado e tem lançamento programado para fevereiro do próximo ano. No repertório, estarão canções de Lenine e de Ivan Lins, além de clássicos internacionais, interpretados originalmente pelo uruguaio Carlos Gardel e pelo francês Charles Aznavour. "Nesse DVD eu canto sozinho, não há participações especiais. Cheguei a convidar o Ivan Lins, mas nossas agendas acabaram não casando", diz o cantor.

Amizade duradoura


Revelados no período da Jovem Guarda, nos anos 1960, Jerry Adriani, Roberto Carlos e Erasmo Carlos cultivaram uma amizade que perdura até hoje. Na juventude, os três foram bastante assediados pelas mulheres.
"Olha, confesso para você que foi um período maravilhoso", brinca o artista. "Mas nunca me aproveitei da situação. Não usava o pretexto de ser famoso para conquistar uma mulher. Mas foi um período em que choveu muito na minha horta", diverte-se.
Apesar de não negar que tenha sido um namorador convicto, Jerry Adriani revela quem era o mais galanteador do trio: "Roberto Carlos era o mais sem-vergonha de nós três. Ele curtiu bastante [risos]. Se você encontrá-lo e fizer essa mesma pergunta, certamente ele dirá que eu era o mais terrível do grupo. Mas, sem sombra de dúvidas, foi o Roberto quem colheu bons frutos", avisa.
Aos 68 anos de idade, Adriani diz que ainda é assediado pela mulherada nos
shows que apresenta pelo Brasil. E aparenta não se incomodar com as abordagens femininas. "É um barato quando isso acontece. Fico bastante lisonjeado com o carinho das fãs", finaliza o cantor.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Gilberto Gil faz show gratuito neste sábado em Porto Alegre Ingresso para Rolling Stones em Porto Alegre custará entre R$ 175 e 900 Prêmio Açorianos de Música revela vencedores Rolling Stones confirma show em Porto Alegre

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo