A questão do antibiótico no frango

Produtores de frango e dirigentes de entidades do setor, garantem, a plenos pulmões, que "o frango brasileiro não tem antibióticos"

Por

OMS recebeu denúncia de que há criadores que usam antibiótico nos animais
Produtores de frango e dirigentes de entidades do setor, garantem, a plenos pulmões, que "o frango brasileiro não tem antibióticos". Entretanto, durante a Semana Mundial de Conscientização da Resistência aos Antibióticos, evento da Organização Mundial de Saúde (OMS), na semana passada, em São Paulo, a Proteste Associação de Consumidores divulgou ter encontrado resistência a antibióticos em bactérias de peitos de frango congelado comprados em supermercado paulista.

Buonny Sul

A Buonny Projetos de Riscos e Serviços Securitários (www.buonny.com.br), que atua há 20 anos no setor de gerenciamento de riscos em transporte de cargas, comemora o desempenho de sua filial no Rio Grande do Sul. Registrou crescimento de 50% no primeiro semestre. Zatimari Cerutti, responsável pela unidade, explica que a empresa é especializada em gerenciamento de riscos para transporte e logística, ou seja, identifica os problemas que as empresas terão ao transportar cargas e como contorná-los. Ainda é responsável por otimizar rotas, como fazer as entregas de forma correta, segura e econômica, entre outros pontos.

Parque eólico

O parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, completa hoje um ano. Pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo, o empreendimento já gerou mais de 60 mil MW e permitiu a redução de 7,475 mil de toneladas de CO2 emitidas, 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis de Sumaré (SP).

Presidiárias

De 2000 a 2014, a população penitenciária feminina no Brasil subiu de 5.601 para 37.380 detentas, um crescimento de 567%. Na comparação entre diferentes países, o Brasil está na quinta posição, atrás dos Estados Unidos (205.400 detentas), China (103.766) Rússia (53.304) e Tailândia (44.751). Os números são do Ministério da Justiça.

Parlamentarismo

A situação política, econômica, social, moral e ética está tão ruim no Brasil, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, que ele está sugerindo a adoção do parlamentarismo, como sonhou o gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, há 100 anos. "No presidencialismo que temos, já está claro: se o governo é forte, é ruim, porque se sobrepõe às oposições e aos demais poderes. Se é fraco, é ainda pior, porque não consegue governar. No parlamentarismo, o Poder Moderador atua protegendo as instituições."

Abastecimento

Alguns leitores notaram uma certa falta de produtos nos supermercados de Porto Alegre. Ainda não é um caso clássico de desabastecimento, mas surgiram vazios em algumas prateleiras. Em São Paulo, a empresa de suprimentos NeoGrid constatou que "a percentagem de produtos em falta no varejo em relação ao total de itens da loja, já aumentou cerca de 29% em alguns meses". Para o diretor de relacionamento do varejo e indústria da NeoGrid, Robson Munhoz, a alteração pode estar relacionada a fatores como a insegurança dos varejistas diante do momento de instabilidade econômica do País. "Com receio de uma possível retração nas vendas, o varejo passou a se preocupar ainda mais com os excessos de estoque e a diminuir os pedidos para a indústria e um dos reflexos desse comportamento é a falta de produtos nas prateleiras", afirma.

Recorde

Mais de 310 mil turistas já visitaram o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, superando os números totais de 2014. Às belas paisagens e ao vinho, somou-se a qualificação do atendimento aos visitantes, com novos hotéis e pousadas e, principalmente, novos restaurantes, que não só reforçaram o tradicional galeto com massa e polenta, mas criaram novas alternativas de almoço e jantar. O atendimento nas vinícolas também está mais simpático.

Vinho

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o consumo de vinhos no País durante o primeiro semestre de 2015 aumentou 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Ibravin, o mercado se mantém aquecido, mesmo com a instabilidade econômica pela qual o Brasil atravessa. Ainda segundo o instituto, foram consumidos mais de 9,1 milhões de litros de bebida à base de uva no Brasil durante os primeiros seis meses do ano.

A questão do frango II

A Consumers International, entidade que congrega 250 entidades de consumidores de 120 países, está pedindo para que as redes internacionais McDonald's, Subway e KFC definam um plano de ação com prazos para eliminar gradualmente o uso rotineiro de antibióticos, utilizados em medicina humana, em todas as cadeias de fornecimento de carnes. Se o uso de antibiótico continuar, humanos que consomem tais carnes não terão condições de combater infecções no futuro.

O Dia

  • Fabiana Figueiró, sócia do Souto Correa Advogados, será palestrante sobre sustentabilidade e logística reversa, para a Abes-RS, às 8h30min, na Fundação Getulio Vargas. Na avenida Praia de Belas, 1.510.
  • Em Canoas, o 1º Seminário do Empreendedorismo, dirigido a empresários e futuros empreendedores, no Auditório Arsênio Both (Auditório Azul), situado no Prédio 1, 5º andar do Unilasalle, a partir das 18h.
  • O administrador de empresas Gelson Zardo assumiu o cargo de diretor-geral da Volare, Unidade de Negócio da Marcopolo S.A., de Caxias do Sul, fabricante de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros.
  • Confraternização anual e posse da nova diretoria do Simecan, em Canoas, às 20h, na rua Liberdade, 1.431.
  • Jantar festivo comemorativo aos 89 anos do Instituto dos Advogados, às 20h30min, no hotel Plaza São Rafael.
  • A nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho vai assumir a entidade em jantar, às 20h, no restaurante Sica, na rua Italo Victor Bersani, 1.134, em Caxias do Sul. Assumirá a presidência Carlos Pretto Martini.