Empresários contra 'confisco' do Sistema S

Por

Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade dá entrevista ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, em Brasília
Os empresários do comércio, da indústria, da agricultura e pecuária e do setor de transportes, entre outros, estão fazendo uma grande mobilização nacional contra o que chamam de "confisco que a presidente Dilma Rousseff (PT) quer impor ao Sistema S", passando para a União cerca de 30% dos seus recursos. Este dinheiro não é do governo federal, ressaltam. É recolhimento compulsório das empresas. Sem ele, cerca de R$ 8 bilhões, as instituições vão quebrar, garantem. Dizem que, só na indústria, haverá fechamento de 1,8 milhão de vagas/ano em cursos profissionalizantes e paralisação de 300 escolas profissionalizantes do Senai; 735 mil alunos deixarão de estudar no ensino básico e/ou educação para jovens/adultos no Sesi, com o fechamento de 450 escolas; demissão de 30 mil trabalhadores nos dois órgãos. As informações são de Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que foi a Brasília conversar com deputados federais e senadores para não aprovarem o pedido da presidente. As demais entidades Sesc e Senac, no caso do comércio; Senar, na área rural; Sescoop, nas cooperativas; Sest e Senat, no transporte; e Sebrae ainda não divulgaram seus números. Em Porto Alegre, o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, afirmou que "reduzir o orçamento será confiscar o futuro dos industriários e das indústrias".
 

Mais acesso

Os bares e restaurantes de Porto Alegre ampliarão as facilidades de acesso à internet a seus clientes. O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região assinou acordo com o projeto Porto Alegre livre, que oferece acessogratuito à internet através do sinal WiFi em diversos pontos de convivência da cidade.

Hidrovias

Um projeto de lei propondo a inclusão do Transporte Público Hidroviário no Sistema Estadual de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros de Longo Curso foi elaborado pelo deputado estadual Pedro Ruas (P-Sol). A proposta é um dos primeiros resultados da Subcomissão de Transporte Hidroviário de Passageiros, criada pelo deputado no âmbito da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, com o objetivo de debater a necessidade de implantação de serviços regulares de transporte de passageiros via fluvial em todo o Estado.

Incertezas e perspectivas

A economista-chefe da Icatu Seguros, Victoria Werneck, será uma das painelistas do XXVI Congresso Nacional de Executivos de Finanças, programado para os dias 5 e 6, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A economista, que participará no segundo dia do evento, abordará as incertezas e perspectivas da economia brasileira a partir de uma análise do momento econômico atual.

Concessão da RS-118

Os industriais e comerciantes das cidades de Sapucaia do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Esteio, São Leopoldo, Sapiranga, Portão, Alvorada e Gravataí reuniram-se e prepararam um documento, entregue ao governo do Estado, solicitando que a rodovia RS-118 seja concedida à iniciativa privada. Segundo eles, que tiveram encontro, segunda-feira, com o secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Pedro Westphalen, é a única solução para apressar a conclusão daquela rodovia importante para a logística das empresas do Vale do Sinos e da região serrana. O documento foi elaborado pelos dirigentes da Acis/CDL de Sapucaia do Sul e demais entidades congêneres do comércio, indústria e serviços da região.

Aproximação

O Sescon-RS e a Feevale assinaram parceria para incrementar o projeto universitário do sindicato, que visa aproximar o mercado ao universo acadêmico. O presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, informou que as primeiras iniciativas vão ser implementadas ainda neste semestre.

O Dia

Daniel Randon, da Randon S.A., Marcus Paim, consultor de empresa, e João Satt Filho, do Grupo Competence, participarão de encontro do IBGC sobre governança corporativa, mediado por Carlos Biedermann, presidente da ADVB-RS, e Cláudia Tondo, do IBGC-Sul. Às 8h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), 1.000.
O hotel Continental, de Canela, completará, hoje, 25 anos. Recepcionará convidados, com café da manhã, no restaurante Mirabelle.
Carlos Henrique Schmidt e Roberto Rötter, diretores da Rede Plaza de Hotéis, estão em Miami, na 17ª Convenção Anual de Férias Compartilhadas, apresentando o Plaza Vacation.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre será divulgada, pela FEE, às 10h, na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, avenida Borges de Medeiros, 521 - 5º andar.
Entrevista dos escritores Roger Chartier, Regina Zilberman e Edvaldo Souza Couto, às 10h, no hotel São Silvestre, em Passo Fundo, no 13° Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.
O presidente da Abralog, Pedro Moreira, será o palestrante no almoço da Federasul, com o tema sem multimodalidade, custo Brasil não vira lucro Brasil,
A advogada Carla Macedo dará palestra no Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, às 12h, sobre o Usucapião Familiar no Novo Código de Processo Civil. Entrada franca.
Gerido pela Abinee, o APL Automação e Controle realizará o 2º Seminário do Plano de Desenvolvimento e Marketing, às 13h30min, na Pucrs.
Filhos e filhas de expoentes da genética Angus estarão à venda, às 14h, no leilão BT Basca, na Cabanha Paineiras, em Uruguaiana.
O Conselho Regional de Administração-RS receberá homenagem alusiva aos 50 anos da Administração no Brasil, na Assembleia Legislativa, às 14h, do deputado estadual e administrador Eduardo Loureiro (PDT).
Professor Flávio Benevett Fligenspan avisa que, às 16h, na Faculdade de Economia (avenida João Pessoa, 53, 3º andar), acontece o seminário do Núcleo de Análise de Política Econômica, com o título "aprofunda-se a recessão". Aberto ao público.
A Associação Gaúcha de Supermercados realizará, às 17h, em Caxias do Sul, o seminário gargalos e oportunidades para a Serra Gaúcha. Às 20h, haverá o Jantando com a Agas. Ambos no hotel Samuara.