Dívidas afetam concessionárias de aeroportos

Crise que atingiu grandes construtoras brasileiras após a Operação Lava Jato se reflete na falta de pagamento a fornecedores de grandes terminais do País

Por Agências

A crise das grandes construtoras brasileiras chegou ao caixa dos aeroportos privados. As concessionárias que administram Viracopos (SP), Brasília (DF) e São Gonçalo do Amarante (RN) deixaram de pagar alguns dos fornecedores e acumulam pendências comerciais ou bancárias, dívidas vencidas e títulos protestados pelos credores, de acordo com dados da Serasa.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

UTC quer vender parte em Viracopos

Em meio à crise, o grupo UTC tenta vender sua participação de 45% na empresa que é dona de 51% de Viracopos (os outros 49% são da Infraero), processo conduzido pelos bancos credores da companhia. A Triunfo Participações, que detém outros 45% da concessionária, tem interesse de exercer o direito de preferência pela parte da UTC, segundo fontes do mercado. A empresa, no entanto, aguarda as condições oferecidas pelos bancos credores da UTC.
Alavancada, a Triunfo começou a se desfazer de ativos para reduzir sua dívida a empresa vendeu, em agosto, duas usinas hidrelétricas por R$ 1,75 bilhão. Na época, informou que o dinheiro seria destinado para reduzir o endividamento da companhia de 4,5 vezes o Ebitda para cerca de 3 vezes.
A estratégia, segundo fontes, seria focar negócios mais rentáveis, como Viracopos. "Eles (Triunfo) podem exercer o direito de preferência, mas poderão buscar sócios futuros", disse uma fonte de mercado. Procuradas, UTC e Triunfo não comentaram.
A Anac disse que "não tem ingerência" sobre relação entre as concessionárias e fornecedores, mas esclareceu que há situações previstas em contrato para a retirada da concessão. A Secretaria de Aviação Civil informou que as cláusulas podem ser acionadas em caso de "relevante interesse público e/ou o descumprimento de obrigações contratuais que possam ter grave impacto negativo na prestação de serviço".