Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Abril de 2024 às 21:53

Em carta a Lula, Milei fala em aproximação entre Brasil e Argentina

A iniciativa é uma nova forma de reiterar a "prioridade na relação com o Brasil"

A iniciativa é uma nova forma de reiterar a "prioridade na relação com o Brasil"

JUAN MABROMATA/afp/jc
Compartilhe:
Agência Estado
O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na busca por uma aproximação entre os governos. A carta foi enviada três dias depois de o presidente argentino dizer ao magnata Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que daria "a ajuda que ele precisasse" diante do embate que trava com o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.A chanceler argentina, Diana Mondino, primeira ministra de Milei a visitar oficialmente o Brasil, entregou a carta ontem, em Brasília, ao chanceler Mauro Vieira. Mondino foi recebida por ele no Palácio Itamaraty.Até a noite de ontem, o conteúdo da carta não tinha sido tornado público. A iniciativa, porém, é uma nova forma de reiterar a "prioridade na relação com o Brasil", segundo a ministra disse a interlocutores da diplomacia brasileira ouvidos pelo Estadão. Trata-se da terceira carta de Milei a Lula desde sua eleição.
O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na busca por uma aproximação entre os governos. A carta foi enviada três dias depois de o presidente argentino dizer ao magnata Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que daria "a ajuda que ele precisasse" diante do embate que trava com o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.

A chanceler argentina, Diana Mondino, primeira ministra de Milei a visitar oficialmente o Brasil, entregou a carta ontem, em Brasília, ao chanceler Mauro Vieira. Mondino foi recebida por ele no Palácio Itamaraty.

Até a noite de ontem, o conteúdo da carta não tinha sido tornado público. A iniciativa, porém, é uma nova forma de reiterar a "prioridade na relação com o Brasil", segundo a ministra disse a interlocutores da diplomacia brasileira ouvidos pelo Estadão. Trata-se da terceira carta de Milei a Lula desde sua eleição.
Mondino também foi recebida ontem pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Na declaração à imprensa, ela disse que a Argentina não iria interferir nos assuntos internos do Brasil. "Os temas internos e judiciais de cada país são próprios de cada país. O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou nos processos judiciais de cada país. Defendemos a liberdade de expressão em todos os sentidos", disse a chanceler, ontem, em Brasília, ao lado de Vieira.

Supremo

A declaração de Milei durante reunião com Musk nos EUA, na sexta-feira (12), foi vista como um apoio às acusações que o empresário tem feito ao Supremo, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, de promover censura em redes sociais no Brasil e beneficiar Lula. Musk ameaça descumprir ordens do STF e virou alvo de inquérito sobre fake news, desinformação e discurso de ódio.

Notícias relacionadas