Porto Alegre,

Publicada em 24 de Junho de 2026 às 17:17

Trecho entre Veranópolis e Bento Gonçalves da BR-470 terá Pare e Siga

A partir de 2 de julho, sistema de comboio, que vinha sendo utilizado, será suspenso

A partir de 2 de julho, sistema de comboio, que vinha sendo utilizado, será suspenso

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Jornal Cidades
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que, a partir do dia 2 de julho, o tráfego na BR-470/ no trecho da Serra das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, passará a operar em sistema de Pare e Siga durante o período diurno, deixando de utilizar o modelo de comboio que vem sendo adotadoA alteração é resultado dos avanços obtidos nas obras de reconstrução e estabilização da rodovia, executadas pelo DNIT ao longo do trecho afetado pelos eventos climáticos extremos registrados em 2024.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que, a partir do dia 2 de julho, o tráfego na BR-470/ no trecho da Serra das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, passará a operar em sistema de Pare e Siga durante o período diurno, deixando de utilizar o modelo de comboio que vem sendo adotadoA alteração é resultado dos avanços obtidos nas obras de reconstrução e estabilização da rodovia, executadas pelo DNIT ao longo do trecho afetado pelos eventos climáticos extremos registrados em 2024.
Com as melhorias já concluídas e o progresso das intervenções em andamento, foi possível ampliar as condições de trafegabilidade e segurança para os usuários. Durante o período noturno, permanece em vigor o bloqueio total da via entre 23h e 6h, necessário para a continuidade dos serviços. 
A data também marca um momento simbólico para a região. Em 2 de julho deste ano completa dois anos da primeira liberação da BR-470 na Serra das Antas após as enchentes de 2024, quando a autarquia restabeleceu o tráfego em caráter emergencial, permitindo a retomada da ligação entre a Serra Gaúcha e demais regiões do Estado.
Desde então, o órgão vem executando um amplo conjunto de obras de recuperação, contenção de encostas, estabilização de taludes e reconstrução da infraestrutura viária, com o objetivo de restabelecer plenamente a capacidade operacional da rodovia e garantir mais segurança aos usuários. O DNIT orienta os motoristas a respeitarem a sinalização implantada ao longo do trecho, observarem as orientações das equipes de operação e programarem seus deslocamentos.

Notícias relacionadas