No dia 3 de fevereiro, tem início a etapa final da reforma da Ponte do Fandango, localizada em Cachoeira do Sul, na BR-153, sobre o Rio Jacuí. Para a intervenção, será necessária a interrupção total do tráfego sobre a estrutura para a continuidade dos serviços.
A reforma contempla o reforço estrutural dos viadutos de acesso, com a ampliação da capacidade de carga do trem-tipo de 24 toneladas para 45 toneladas, conforme a legislação vigente. Além disso, como medida de prevenção a enchentes, a estrutura da ponte será elevada em 3,14 metros.
Durante o período, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai disponibilziar a operação a balsa no Rio Jacuí, para garantir a mobilidade da população durante o período de interdição total da ponte. O DNIT ressalta que o serviço de travessia para veículos e passageiros será gratuito e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A balsa realizará o embarque em uma das margens até atingir sua capacidade máxima de carga ou o tempo limite de espera de 40 minutos. Em seguida, fará a travessia para a margem oposta, onde ocorrerá o desembarque, reiniciando o ciclo de operação. Foram contratadas duas balsas e, após análise dos primeiros dias da operação do serviço e detectada a necessidade de ampliar o atendimento, esta outra balsa poderá atuar também.