Uma dos eventos mais tradicionais de Nova Petrópolis, a Festa do Figo completa 51 edições no próximo fim de semana. Com programação entre o sábado (31) e o domingo (1), a organização do evento espera que pelo menos 18 mil pessoas na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, interior do município.
A colheita da fruta em 2026 deve trazer bons resultados aos produtores. A expectativa, de acordo com a prefeitura, é ter mais de 600 toneladas de figo colhidas nas três variedades que são plantadas em Nova Petrópolis - Roxo de Valinhos, Pingo de Mel e Negrito. O evento também faz parte da abertura da programação de verão na cidade, chamada de Verão no Jardim da Serra Gaúcha, cuja programação ocorre até 15 de março com atrações espalhadas pela cidade.
Para o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, que esteve em visita ao Jornal Cidades com o vice, Alexandre da Silva, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino e a corte da Festa do Figo, composta pela rainha, Sophia Zang, e pelas princesas Emanuelli Thomassoni Bino e Manuela Wedig, a festa ganhou uma proporção municipal após ter surgido nas comunidades da cidade. "Teremos, inclusive, decoração pela cidade para lembrar o turista da Festa do Figo. É o primeiro ano que fazemos isso", conta. Ele complementa que o evento busca exaltar dois pilares da comunidade: o cooperativismo e as tradições locais. "Serão mais de 250 voluntários trabalhando para promover essa festa. Isso nos enche de orgulho", afirma.
A secretária de Agricultura, Denise Bino, também conta que a presença de mais turistas no meio rural incentivou a prefeitura a modelar uma parceria com o Sebrae para a qualificação deles. Ela explica que o projeto deve ser lançado ainda este ano. "Estamos entendendo as necessidades, tanto nossas quanto dos produtores para criar um plano de qualificação para que possam receber os visitantes", explica.
Para este ano, a Festa do Figo terá como novidade o Pedal do Figo. Trata-se de um percurso que ocorre no domingo, domingo, 1º de fevereiro. O ponto de encontro será na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, às 7h30, onde haverá café da manhã, e largada prevista para às 9h. O pedal percorrerá a ERS-235, em um trajeto de 25 quilômetros, com 500m de elevação acumulada. Haverá seguro atleta, trajetória demarcada e carro de apoio. É necessário realizar uma inscrição antecipada.
Toda a programação será gratuita, assim como o estacionamento no local. As atividades podem ser conferidas através das redes sociais do evento (@festadofigonp).