Os dados divulgados pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS) revelam que Canoas se consolidou como a terceira cidade com o maior número de empresas abertas no estado nos primeiros seis meses de 2025. No total, 115.118 novos negócios foram registrados em todo o RS no período, destacando o dinamismo do empreendedorismo gaúcho. Canoas soma 6.288 novos CNPJs, ficando atrás apenas de Porto Alegre ( 25.711) e Caxias do Sul (8.373).
A secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, reforça que as medidas de simplificação de processos, a agenda de desburocratização e o fortalecimento do empreendedorismo têm sido decisivos para o crescimento econômico de Canoas. Desde janeiro, a pasta, juntamente com as secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano, implementa uma agenda de desburocratização, com foco em tornar o ambiente de negócios mais ágil e competitivo.
Entre as principais iniciativas estão a revisão e simplificação dos processos do Escritório do Empreendedor, treinamento das equipes, integração à RedeSim, viabilidade e Cadastro Municipal do Contribuinte (CMC) automáticos; e revisão da legislação municipal para eliminar entraves burocráticos.