O Fórum CDL - Conexões e Negócios em Novo Hamburgo contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, no painel "Por que investir no Centro de Novo Hamburgo?". Ao lado das empresárias Liziane Froehlich e Cyntia Hunhoff, a representante do Executivo trouxe a perspectiva da gestão pública sobre os caminhos para reimaginar o Centro a partir de um trabalho integrado entre poder público, comerciantes e sociedade civil.
Durante o painel, Daiana destacou os avanços na escuta ativa com os lojistas, citando o encontro Conexão Empresarial, promovido recentemente na Casa das Artes, como exemplo do novo formato de diálogo entre a prefeitura e os empreendedores locais. Segundo ela, esse diagnóstico será transformado em projetos concretos, com definição de prioridades votadas pelos próprios comerciantes.
Além de apresentar medidas em análise, como a modernização do sistema rotativo e o apoio a eventos culturais no centro, Daiana reforçou a necessidade de soluções conjuntas: "Vejo a responsabilidade de movimentar o Centro como algo que deve ser compartilhado entre o poder público e outros atores da cidade. Precisamos entender a dor de cada comerciante e buscar alternativas viáveis, mesmo que não dependam exclusivamente de recursos municipais".
Conforme a secretária, atualmente, a cidade vive um momento econômico desafiador. "Vimos que a avenida Maurício Cardoso se mantém cheia graças aos eventos culturais e não culturais promovidos por coletivos de moradores e lojistas, sem depender exclusivamente da administração pública. O papel do poder público é oferecer condições: liberar ruas, emitir alvarás temporários e dar suporte logístico para fechar vias e montar estruturas. Planejamos estender essa parceria para o Centro", reforça a secretária.
O Fórum CDL, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo, com correalização do Sebrae RS, segue reunindo nomes de destaque em diversos painéis e experiências até esta quinta. A programação envolve mais de 30 palestrantes, rodadas de negócios e ações voltadas à inovação no varejo e no ambiente urbano.