Ocorreu nesta semana, em Bento Gonçalves, a inauguração do terceiro monumento à solidariedade referente aos eventos climáticos ocorridos na cidade em maio de 2024. Confeccionada pela artista visual Karem Poletto Jacobs, a obra, com aproximadamente cinco metros de altura, é composta por materiais como ferro e aço, em que a base representa as montanhas rasgadas, fendidas, e, o topo, as mãos, as pessoas, a união, a reconstrução.
Em seu pronunciamento, Karem agradeceu a confiança no trabalho de eternizar o fato que foi tão tenso para a comunidade de Bento Gonçalves. "Todos se empenharam de construir o que foi perdido, o que a natureza levou. Foi um trabalho por tudo que envolveu, onde todas as pessoas tiveram importância. Cada um atuou como pode: subindo o morro, resgatando as pessoas, abrindo caminhos, dando suporte a todas as forças de segurança, de assistência social, de saúde, enfim, a representação é de uma força coletiva que auxiliou na reconstrução".
O monumento de Karem Poletto Jacobs integra a outros dois, localizados em Faria Lemos, feito pelo escultor Sílvio Klima, e em Tuiuty, realizado pelo escultor Mauri Menegotto. O presidente do Centro da Indústria e Comércio (CIC), Carlos Lazzari, destacou a sinergia empreendida na reconstrução. "A obra registra um evento que está marcado na nossa história e que vai ser transmitida para as gerações. Representa um novo divisor de águas da nossa cidade, onde a iniciativa privada, entidades, executivo, legislativo, pessoas da comunidade, trabalharam com agilidade para devolver para as famílias atingidas no interior, a sua vida normal".
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueria destacou o caráter memorialístico e de cidadania frente aos eventos de maio de 2024. "Cada entidade participando, fazendo a sua parte, as forças de segurança, que não mediram esforços, sempre com o pé no barro. Foram momentos difíceis e tensos. Fico feliz e honrado de saber que em momentos difíceis está todo mundo ajudando. O monumento reflete a união, a garra e a força de um povo que renasceu, se reconstruiu, demonstrando sua resiliência", complementou.