Para promover o acesso à cultura e reforçar a importância da leitura, a prefeitura de Lajeado ampliou o acervo da Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan. O acervo literário foi ampliado em 166 novas obras. O investimento total foi de R$ 11,2 mil.
Para a seleção das obras foram consideradas as sugestões dos leitores, lançamentos recentes e títulos de grande relevância na área da literatura. Entre os destaques estão os livros "Uma família feliz", de Raphael Montes, "Em agosto nos vemos", de Gabriel García Márquez, "Deus na escuridão", de Valter Hugo Mãe, "Mais sombrio", de Stephen King, "Beleza oculta", de Lucinda Riley, e "De onde eles vêm", de Jeferson Tenório.
O novo acervo contempla, em sua maioria, romances das literaturas americana, brasileira e italiana. Também foram adquiridas biografias, especialmente de artistas, obras infantojuvenis e de autoajuda.
Conforme a coordenadora da Biblioteca Municipal, Kelen Battisti Giongo, a renovação e diversificação do acervo atendem aos diferentes públicos da biblioteca, valorizando o interesse dos leitores e incentivando novos hábitos de leitura na comunidade.
O acervo da biblioteca abrange livros impressos de literatura e áreas do conhecimento como filosofia, psicologia, religião, arte, linguagem, geografia e história, além de ciências sociais, puras e aplicadas. Também fazem parte do acervo obras em letra aumentada, em braile e audiolivros.
A biblioteca conta com periódicos como jornais e revistas, publicações seriadas como mangás e histórias em quadrinhos e, também, espaço para literatura infantil.
A Biblioteca Pública está localizada na rua Júlio de Castilhos, nº411, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h às 16h, na sexta-feira das 8h às 14h, e no primeiro sábado de cada mês das 8h30 às 11h30.