O governo do Estado inaugurou, o Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher de Sapucaia do Sul, que vai funcionar na Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. A previsão é que sejam realizadas por ano, 1.680 primeiras consultas médicas, 2.592 consultas com equipes multiprofissionais, além de 7.740 exames e procedimentos.
O serviço visa contribuir para a redução das filas de atendimento especializados da mulher, oferecendo cuidado integral desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de doenças como câncer de colo do útero e de mama. Também vai tratar de casos suspeitos de endometriose, investigação de infertilidade e climatério.
A clínica dará sequência ao trabalho de rastreamento e investigação iniciado na Atenção Primária da Saúde (APS), dando continuidade ao encaminhando das usuárias para a Atenção Terciária, quando necessário. Também possui capacidade para formação de profissionais para a APS como a inserção do dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outros procedimentos.
Para a implantação do serviço, a Secretaria Estadual da Saúde destinou R$ 200 mil, em parcela única. Para custeio mensal serão repassadas parcelas de R$ 125 mil.
Durante o ato de inauguração, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, salientou que "essa entrega faz parte de um dos programas que mais toca no nosso coração". Já o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, frisou que o Serviço será referência para mais 41 municípios da região.