O processo que pode tornar João Luiz Pozzobon o próximo santo gaúcho avançou mais uma etapa. A Comissão Teológica do Dicastério da Causa dos Santos analisou o dossiê que detalha a vida e conduta do gaúcho e deu parecer positivo e unânime sobre seu legado e influência religiosa.
A análise envolveu mais de 800 páginas de documentos que reúnem testemunhos e evidências sobre sua vida. Agora, o caso será encaminhado ao conselho de bispos e cardeais do Vaticano, que discutirão se Pozzobon receberá o título de Venerável, um reconhecimento oficial de suas virtudes. Em Santa Maria, fiéis se reúnem regularmente para homenagens e orações. Toda terça-feira, uma missa especial ocorre na Catedral Metropolitana às 18h15. O dia 27 de cada mês, data de falecimento de Pozzobon, também se tornou um marco para as celebrações.
Os próximos passos incluem análise dos cardeais e bispos, com o caso sendo submetido a uma nova avaliação no Vaticano. Se aprovado, Pozzobon será oficialmente reconhecido como alguém que viveu virtudes em grau heroico, ou seja, venerável.
O próximo passo seria a beatificação, quando será necessário comprovar um milagre atribuído à sua intercessão. A última etapa é a anonização, que ocorre caso um segundo milagre seja reconhecido e atribuído a João.