Porto Alegre, seg, 07/04/25

Publicada em 16 de Janeiro de 2025 às 00:30

Reunião em Santa Cruz do Sul tenta achar soluções para reduzir tempo de espera para cirurgias via SUS

Compartilhe:
jornal cidades
Para buscar uma solução em relação ao longo tempo de espera na fila do SUS em Santa Cruz do Sul, o prefeito Sérgio Moraes convidou a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann para uma reunião na cidade. Ela esteve presente, junto com lideranças locais e a direção dos hospitais Santa Cruz e Ana Nery
Um panorama da saúde no município, com números referentes a situação financeira dos hospitais e volume de recursos aportados por cada esfera de governo, foi apresentado pelo secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske. Ele ressaltou que 33% do orçamento é aplicado em saúde pública, o que vai muito além da obrigação legal, que é de 15%. "É muito importante que a comunidade saiba que as filas são gerenciadas pelo Estado, então o município contribui com esse valor e muitas vezes o recurso é aplicado para o cidadão de forma regional. Já passou do momento de mostrarmos que não adianta Santa Cruz pagar a conta e não conseguir atender a comunidade santa-cruzense", disse.
A regulação das cirurgias é feita pelo governo do Estado, que organiza os atendimentos conforme urgência, demanda e estrutura. O que Santa Cruz do Sul busca é que o atendimento faça jus ao montante investido. "A porta de entrada do Hospital Santa Cruz, que é o nosso Pronto Atendimento, recebe recursos federais, estaduais, mas recebe ainda mais recursos municipais e atendeu em 2024, 444 municípios do Rio Grande do Sul", explicou Rodrigo.
Um grupo de trabalho com representantes do governo do Estado, prefeitura, MP, hospitais e vereadores foi criado para dimensionar o quantitativo de consultas e cirurgias em fila de espera. Será feito, também, o levantamento dos custos e a capacidade de atendimento dos prestadores para fazer frente às necessidades.

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários
Jornal Cidades Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.